Vereadores aprovam conceder título de ‘Cidadão Taboanense’ ao governador Tarcísio de Freitas

'Com a notícia das obras para extensão do metrô até a nossa cidade, achamos que a honraria ao nosso governador é mais do que merecida', diz o presidente da Câmara

Especial para o VERBO ONLINE

Vereadores na sessão em que aprovaram a concessão do título de 'Cidadão Taboanense' ao governador Tarcísio (Republicanos) (detalhe) | Leandro Barreira-CMTS/Divulgação

No retorno das sessões da Câmara, os vereadores de Taboão da Serra aprovaram nesta terça-feira (6), por unanimidade, o projeto que concede o título de “Cidadão Taboanense” ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Carioca de 48 anos, Tarcísio foi eleito, em 2022, com 13,4 milhões de votos (55,3%). Ele pôs fim aos governos do PSDB após 28 anos de gestão, o que gerou “simpatia” na base legislativa do prefeito Aprígio (Podemos) – rival dos tucanos.

O título reconhece pessoas, de Taboão e outras cidades, que realizam trabalho relevante para o município. O presidente da Câmara, André Egydio (Podemos), disse que o compromisso de Tarcísio de expandir o metrô até Taboão reforçou o desejo da homenagem. “Esse era um projeto que os vereadores já discutiam, e com a notícia das obras para extensão do metrô até a nossa cidade, achamos que essa honraria para o nosso governador é mais do que merecida”, afirma.

A Câmara Municipal negocia com a assessoria do Governo do Estado a melhor data para a entrega da honraria ao chefe do Executivo paulista. “O governador Tarcísio de Freitas, em pouco mais de um ano à frente do governo, já fez muito por Taboão da Serra. Queremos recebê-lo em nossa cidade, entregar o título de ‘Cidadão Taboanense’ como forma de gratidão por todas as obras e investimentos que estamos e iremos receber nos próximos anos”, ressalta Egydio.

Tarcísio declarou que a extensão do metrô até Taboão terá início no fim deste ano – o governo anuncia que a previsão é que as operações tenham início em 2028. Ele, que não esteve na região durante a campanha eleitoral, assumiu o compromisso de inaugurar uma estação em Taboão, durante a disputa do segundo turno, diante da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), que pediu a obra. Já Aprígio apoiou o adversário de Tarcísio, Fernando Haddad (PT).

Por outro lado, Taboão não ganhou nenhum investimento na área de segurança pública, responsabilidade do Governo do Estado, enquanto amarga aumento da criminalidade. Em 2023, registrou 2.112 roubos, seis por dia, um a cada 4 horas – elevação de 27%. A cidade teve alta de assaltos por dez meses seguidos, inclusive em dezembro, com 190 casos, 52% a mais. Tarcísio perdeu em Taboão. No segundo turno, ele teve 41,35% dos votos (66.255), contra 58,65% de Haddad (93.985).

comentários

>