Aprígio proíbe festa de moradores do Jd. Roberto, na periferia de Taboão, por ‘perseguição política’

'GCM ficou aqui com quase 10 viaturas, Romu. Foi 'punk'. Mas é a política. Ordem do prefeito', diz Ugão da CSA; com o idealizador no governo, o evento nunca foi proibido

Especial para o VERBO ONLINE

Viaturas da GCM cumprem ordem de Aprígio de impedir tradicional festa de rua no Jd. Roberto, com brincadeiras para crianças; liderança da CSA protesta | Reprodução

O governo Aprígio (Podemos) impediu neste domingo (4) a realização de uma festa comunitária tradicional no Jardim Roberto (região do Pirajuçara) por “perseguição política”. O projeto solidário com doação de alimentos a famílias, música (roda de samba) e brinquedos para crianças foi interrompido por ordem do prefeito, que mobilizou cerca de dez viaturas da Guarda Civil Municipal e da Secretaria de Trânsito ao local do evento, na rua Maria Cândida Silva – que é de lazer.

A festa popular reunia dezenas de famílias. Segundo a comunidade, as viaturas da GCM chegaram rapidamente e encerraram de forma abrupta o evento, em ação, classificada de “autoritária”, que deixou as crianças assustadas e os moradores indignados. Ainda de acordo com os munícipes, a secretária de Segurança, Michele Santana, compareceu ao local e comunicou que usaria a força caso as barracas e os brinquedos não fossem desmontados imediatamente.

O líder comunitário Ugo da Silva, o Ugão da CSA (Comunidade Samba do Abraço), é o idealizador da festa, que realiza uma vez por mês, há quase uma década. Procurado pelo VERBO, ele contou que o evento já faz parte da história do Jardim Roberto – antigo bairro da região – e expressou insatisfação. “Já estou indo para 9 anos com o projeto CSA, pôxa! Os caras [governo Aprígio], em vez de chamar na semana, trocar ideia, esperaram eu montar e vieram acabar com tudo”, disse.

Ugo, ativista da cultura nas “quebradas” (periferia), acusou ter sofrido retaliação de Aprígio. “A Guarda Municipal ficou aqui com quase dez viaturas, [com a] Romu [grupo de elite] e tudo. O negócio foi ‘punk’. Mas é a política. Ordem do prefeito”, afirmou. Ugão apoiou em 2020 o candidato a prefeito Eduardo Nóbrega, derrotado. Com o apoio de Nóbrega a Aprígio no segundo turno, ele chegou a integrar o governo, mas se decepcionou com Aprígio – foi exonerado em janeiro de 2022.

Curiosamente, enquanto esteve no governo, Ugo nunca teve a festa interrompida. A retaliação ocorreu após Ugo declarar apoio a prefeito para um adversário de Aprígio. Em vídeo, outra liderança da CSA bate palma e manda recado a Aprígio: “Deu um tiro no pé”. Michele e o comandante da GCM, Nivaldo Menoci, procurados, calaram. Segundo um guarda, a ordem de Aprígio foi executada pelo subcomandante da GCM, Felipe Gonçalves. Ele também não respondeu a este portal.

MORADORES E LIDERANÇAS DO JARDIM ROBERTO PROTESTAM CONTRA AÇÃO ORDENADA PELO PREFEITO APRÍGIO

Vídeos – Tenente Dacal/Divulgação

comentários

  • >