Governo de SP diz que obra do metrô até Taboão começa no fim do ano e cita estação Chácara do Jockey

Estação Taboão da Serra deverá ser construída na antiga Sorana Sul, vizinha à praça central, com segunda entrada na BR-116 sentido capital, ao custo de mais de R$ 3 bi

Especial para o VERBO ONLINE

Metrô da linha 4-Amarela; Governo de SP informa que a obra de expansão do ramal até Taboão tem início previsto para dezembro deste ano e conclusão em 2028 | Divulgação

A Secretaria Estadual de Parcerias em Investimento (SPI) de São Paulo autorizou estudos para expansão da linha 4-Amarela do metrô em duas novas estações – Chácara do Jockey e Taboão da Serra. O projeto executivo está sendo desenvolvido pela ViaQuatro, que opera o ramal. A previsão é de que as obras comecem em dezembro deste ano e as operações tenham início em 2028. A informação foi publicada nesta quarta-feira (31) pelo portal do Governo do Estado.

A estação Taboão da Serra, conforme noticiou o VERBO no dia 19, deverá ser construída na antiga Sorana Sul e terá duas entradas, uma na própria área da concessionária de carros desativada e outra no lado oposto, na rodovia Régis Bittencourt (BR-116) sentido capital. Já a estação Chácara do Jockey ficará próxima ao Parque Chácara do Jockey, na avenida Francisco Morato, no Ferreira. A informação anterior era que a parada se chamaria Guilherme Dumont Villares.

A expansão da linha 4-Amarela tem investimentos previstos de mais de R$ 3 bilhões. A ligação entre Taboão da Serra e o centro de São Paulo (Luz) será reduzida para quem utilizar o transporte público. O tempo de viagem previsto é de 55 minutos e haverá integração com os terminais de ônibus nas estações Vila Sônia, São Paulo-Morumbi, Butantã e outros da região. A implementação das duas novas estações vai atender mais de 80 mil novos usuários por dia.

“Conceitualmente, essa obra já é paradigmática: será, provavelmente, a primeira linha da rede metroviária a ultrapassar os limites da capital. Uma vez aprovado o projeto e especialmente o orçamento, iniciaremos as obras”, diz o secretário-executivo André Isper (SPI). Hoje, a linha 4-Amarela tem 12,8 km e 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia.

Expandida, a linha 4 ganhará mais 3,3 km – terá 16,1 km. O trecho será escavado pelo método “túnel” (“NATM”), sem “tatuzão”, já que o trajeto seria curto para justificar o uso. O projeto é promessa do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nas eleições de 2022, que previa estender a rede do metrô à região sudoeste para aliviar o trânsito nas rodovias Raposo Tavares e Régis e reduzir o fluxo de veículos na capital, além de atender a população da região metropolitana.

comentários

>