Criança tem dedo do pé amputado após usar brinquedo em Taboão; governo Aprígio não comenta caso

Menina de 7 anos perdeu dedinho direito ao brincar em escorregador com buraco e enferrujado, no Marabá; pasta de Manutenção tem como secretário irmão do prefeito

Especial para o VERBO ONLINE

Escorregador com buraco e enferrujado na praça do Marabá, em Taboão; menina de 7 anos com dedinho do pé amputado após brincar no equipamento | TV Globo/Reprodução

Uma menina de 7 anos perdeu um dedo do pé depois de brincar em um escorregador mal conservado – com buraco e enferrujado – em Taboão da Serra, no último dia 20, na praça do Marabá. De acordo com a mãe, a dona de casa Antonia Marcia de Souza, a criança foi escorregar no brinquedo de ferro e ficou com o dedinho direito preso na parte de baixo do aparelho. Ela sofreu um corte grave, foi socorrida ao Hospital Geral do Pirajuçara, mas teve o dedo amputado.

O caso foi mostrado pelo “SP 2” (TV Globo) na sexta-feira (26) e gerou grande repercussão na cidade, com críticas à prefeitura e ao próprio prefeito Aprígio (Podemos). O repórter Gianvitor Dias relatou que “nestas férias tem sido um desafio para as famílias acharem atividades para as crianças em Taboão da Serra”, ao se deparar com playgrounds corroídos pela ferrugem e quebrados, com falta de balanços, pregos expostos – um escorregador só tem a escada.

A falta de manutenção dos parques públicos da cidade não é o único risco. “Aqui dá para ver que tem muita sujeira. Eu, pelo menos, prefiro que ela não vá nesses parquinhos. Ela sai da escola, passa pela pracinha, às vezes quer até brincar, e não dá. A gente fica com medo, de até alguma doença, dengue agora – está tendo muitos casos. Às vezes, ela volta para casa chorando”, disse a auxiliar de escritório Camila Silva, com a filha ao lado, sobre a praça do Marabá.

O que era para ser um dia de lazer virou um sofrimento para a criança que sofreu o corte e a família, no parque do Marabá. “A minha filha pediu para fazer piquenique na praça com as amiguinhas. A gente foi fazer o piquenique. Ela foi brincar no escorregador, e enganchou o dedinho. Ela foi para o AME [ambulatório de especialidades], mas tive que correr para o Hospital Pirajuçara para cirurgia, foi urgente, foi muito grave. Ela perdeu o dedo mindinho”, contou Antonia.

Antonia acreditou que o playground estava em condições de uso. “Por fora, você vê um parquinho lindo, pintado. Mas, por dentro, você olha [que está quebrado]. Isso que acontece com a população de nosso Taboão”, disse. A criança está traumatizada, e a mãe, abalada. “‘Tô’ com ela em casa. Ela está na cama. Depende de mim para tudo, para [ir ao] banheiro, para caminhar. Eu me sinto fraca. Tenho que esconder meu choro para manter minha filha forte. Não é fácil”, disse.

Procurada pela TV Globo, a prefeitura não comentou a ocorrência com a criança mutilada, e se limitou a dizer que faz a troca, reparo e manutenção dos brinquedos e aparelhos de atividades físicas nas praças do município. “Não foi o que o [repórter] Gianvitor Dias mostrou – você acabou de ver – nem o que os moradores se queixaram”, disse o apresentador José Roberto Burnier. A pasta de Manutenção tem como secretário Valdemar Aprígio, irmão do prefeito.

VEJA REPORTAGEM DO ‘SP2’ SOBRE CRIANÇA QUE PERDEU DEDO DO PÉ APÓS BRINCAR EM PLAYGROUND PÚBLICO EM TABOÃO

Vídeo – TV Globo/Reprodução

comentários

  • >