Extensão do metrô até Taboão deve ter início em 2025; estação será em área de concessionária desativada

Segundo o governo do Estado, a 'ViaQuatro está desenvolvendo o projeto-executivo, que tem o prazo de 14 meses para conclusão'; estação ficará na antiga Sorana Sul

Especial para o VERBO ONLINE

Metrô Vila Sônia (zona oeste de SP), distante 3,3 km de Taboão (no alto); local da futura estação Taboão da Serra, em área de concessionária de carros desativada | Verbo/Google

As obras da extensão da linha 4-Amarela do metrô, até Taboão da Serra, devem começar no início de 2025, segundo o Governo de São Paulo. O prolongamento será executado pela própria concessionária do ramal, a ViaQuatro, que, como contrapartida, deverá ter prazo de concessão ampliado. A informação foi publicada pelo site “Metrô CPTM”. Hoje, Taboão fica longe do metrô cerca de 3 quilômetros e 300 metros, distância da estação Vila Sônia, a mais próxima da cidade.

Em nota enviada ao site, a Secretaria Estadual de Parcerias em Investimentos afirmou que a “concessionária ViaQuatro está desenvolvendo o projeto-executivo, que tem o prazo de 14 meses para conclusão” – ou seja, até fevereiro de 2025. Em declaração anterior, em setembro do ano passado, entretanto, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) disse que a previsão é que o projeto executivo da extensão até Taboão seja finalizado até setembro de 2024.

A estação Taboão da Serra ficará localizada próximo à praça central da cidade, a Nicola Vivilechio, em um terreno onde funcionava uma concessionária de automóveis, a Sorana Sul, da Volkswagen, em rua paralela à rodovia Régis Bittencourt, na altura do km 270, sentido Sul do país. Hoje, o trecho entre Taboão e a Vila Sônia é feito por ônibus gratuitos da ViaQuatro sem paradas até o destino. O ponto de partida se situa no largo do Taboão, distante apenas cerca de 1 quilômetro.

O projeto de extensão, estimado em R$ 3 bilhões, compreende uma estação intermediária, a Guilherme Dumont Villares, que ficará na avenida Professor Francisco Morato na altura do número 5.900, na esquina com a avenida de mesmo nome da estação. Ou seja, a futura estação Taboão terá traçado – subterrâneo – pela Francisco Morato. Membros do governo, da CCR (controladora da ViaQuatro) e da prefeitura se reuniram nesta quinta-feira (19) para discutir o projeto.

Na campanha eleitoral (outubro de 2022), após pedido da deputada estadual Analice Fernandes (PSDB), Tarcísio prometeu o metrô até Taboão. “A expansão da linha 4, da Vila Sônia para Taboão, é uma prioridade. Vamos tirar esse sonho do papel”, afirmou. Ele tem dito em várias entrevistas que a expansão vai acontecer, mas sem dar prazo. Porém, com o cronograma seguido, a expectativa é que a estação se concretize em 2028 – deverá ser a primeira fora dos limites da capital.

comentários

  • Aprigio e Eduardo, robartilhando da Dep. Analice Fernandes, o metrô para Taboão.
    Que coisa feia por parte destes dois, só falácias combinado com narrativas.

  • Mudei para Taboão em 2000. Naquela época já era uma promessa, inclusive alardeada em carros de som em campanha eleitoral, onde se dizia que sendo o prefeito de então “amigo do peito” do governador, a obra seria “para ontem”. Aí eu lembro de pessoas me dizerem que tal promessa já existia nos anos 1990! Para mim, é mais conversa mole para acalentar tolos, promessa vazia de campanha eleitoral.

  • >