19ª Paixão no Pirajuçara revive ressurreição com explosão de alegria e emociona com exemplo de ‘Cristo’

Epílogo da encenação reconstituiu 4 passagens bíblicas que culminaram na festa pascal de que "Ele vive"; ator-protagonista levou família às lágrimas por viver o amor de Jesus na prática

Especial para o VERBO ONLINE

Cristo ressuscita na 19ª Paixão no Pirajuçara, organizada pela Paróquia São João Batista, 'ao 3º dia', fiel ao evangelho; ator Flávio Almeida, o Jesus, posa para fotos ao final | AO/Verbo

Com início na sexta-feira (7), a 19ª Paixão de Cristo no Pirajuçara, em Taboão da Serra, teve o ato da ressurreição na noite deste domingo de Páscoa (9), “ao terceiro dia”, fiel ao evangelho. A encenação dos últimos dias (além dos principais fatos) da vida de Jesus emocionou o público pelo próprio desfecho com o acontencimento central da fé dos cristãos, mas também pelo exemplo do “Cristo”, o ator Flávio Almeida. Cerca de 1.500 pessoas lotaram o ginásio Zé do Feijão.

Após mais de 20 cenas e quase duas horas da dramatização do sofrimento e morte de Cristo – com destaque para a representação dos indígenas yanomami na santa ceia em reflexão-denúncia contra o flagelo da fome -, a 19ª Paixão, realizada pela Paróquia São João Batista, teve no epílogo apenas quatro passagens bíblicas e 15 minutos. A primeira foi a contagiante alegria de Maria Madalena e outra Maria em testemunhar Cristo sair do sepulcro – já ressuscitado.

Depois, a pequena parte dos 95 atores e atrizes voltou ao palco para relembrar os discípulos de Emaús desolados até reconhecerem o mestre na partilha do pão após pedirem “Fica conosco, Senhor”. Na terceira cena, a aparição aos apóstolos, com a presença de Maria, Cristo falou para Tomé tocar as chagas da crucificação para não ser mais incrédulo, em ensinamento sobre o valor da fé. “Você acreditou porque viu. Felizes os que creram sem ter visto”, disse Jesus.

Cristo indagou três vezes Pedro se o amava antes de o incumbir a “apascentar minhas ovelhas”, guiar a igreja que fundou. Após ir para trás dos apóstolos, Jesus “sumiu” para surgir em imagem reproduzida no palco (sem mais telão de led), em ascensão aos céus, interpretada como o ato da ressurreição. Ele se dirigiu aos discípulos, em resumo da mensagem que pregou. “Eu não morri, o amor não morre. E pelo amor chegarão a Deus”, anunciou. O público explodiu em palmas.

A moradora Odenice Rosendo, fiel de paróquia vizinha, a Santa Joana e São Joaquim, também no Pirajuçara, que assistiu à encenação do suplício de Cristo, na sexta-feira, disse ter ficado mais comovida, por um motivo extra. “Foi maravilhoso. Hoje eu senti uma emoção maior. Ressurreição é vida. E o ‘Jesus’ era amigo da minha irmã que faleceu há três anos. Ele, o Flávio, a levava para o hospital. Então, foi muita emoção”, disse, ao se referir a Obenice, que não resistiu a um câncer.

Prima e “irmã de consideração” de Obenice, Maria de Fátima Rosendo apontou que o ator protagonista não só representou como vive os ensinamentos de Jesus. “O Flávio estava de férias e precisávamos de alguém para levar a nossa irmã para a quimioterapia, e a gente [como acompanhante]. E ele se dispôs, gratuitamente, só por amor. Lá na quimio, ele [tinha] uma educação, uma paciência, meu Deus! A gente ficou muito emocionada em ver ele – é o nosso ‘Jesus’!”, vibrou.

Flávio disse esperar que a 19ª Paixão de Cristo tenha correspondido à expectativa. “Que tenhamos cumprido o objetivo de ter feito uma apresentação bacana, em que as pessoas pudessem se orgulhar da comunidade. Tudo que a gente faz é pensando na comunidade, é para a comunidade. É um trabalho voluntário, e lindo, quem acompanha de perto sabe disso. […] Espero que de sexta até hoje as pessoas tenham entendido a mensagem, eu só fui o intérprete”, disse.

“Cristo deixou um legado gigantesco, de amar ao próximo, respeitar as pessoas, respeitar as mulheres, não fazer diferença entre os seres humanos. Sem brigas. Sem armas. É importante alimentar as pessoas que têm fome, cuidar dos enfermos”, ressaltou Flávio. Ele falou sobre a saudosa Obenice. “Que Deus a tenha. Era uma pessoa temente a Deus. Era muito minha amiga, minha fã na questão do teatro, sempre ia assistir, sempre me elogiou, me incentivou a fazer sempre”, lembrou.

“Infelizmente, por desígnios de Deus – a gente não está aqui para questionar, entende -, ela acabou partindo. Eu ter ajudado no tratamento, isso é de menos, eu estava disposto a levá-la ao hospital. Era uma amiga muito querida mesmo, que trabalhou comigo muitos anos, e ver a irmã às lágrimas vir me cumprimentar, realmente, mexeu comigo, eu não esperava. Eu tenho certeza que lá de ‘cima’ ela viu e, como sempre, me incentivou e aplaudiu”, declarou Flávio, “Cristo vivo”.

OUÇA, EM DEPOIMENTO EXCLUSIVO AO VERBO, O ATOR FLÁVIO ALMEIDA, O CRISTO DA 19ª PAIXÃO NO PIRAJUÇARA

Foto: Adilson Oliveira/Verbo

comentários

  • Parabéns a todos que participaram e apoiaram está Paixão de Cristo.
    Foi uma honra ter contribuído.
    Valeu a pena cada hora, cada dia, cada semana, cada mês que me empenhei dando o meu melhor para ver esse resultado
    Gratidão meu Deus, gratidão a todos.

  • >