No ‘Dezembro Vermelho’, UBSs de Taboão da Serra realizam teste rápido de HIV/Aids e sífilis até dia 7

Especial para o VERBO ONLINE

Testagem para infecções sexualmente transmissíveis; ação 'Fique Sabendo', para detecção do HIV/Aids e da sífilis, acontece até dia 7 nas UBSs de Taboão | PMTS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A Prefeitura de Taboão da Serra realiza neste mês a campanha “Dezembro Vermelho”, para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do HIV/Aids, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). De 1º ao dia 7, todas as UBSs da cidade farão testagem rápida para detecção do HIV e da sífilis. Basta comparecer com documento com foto, comprovante de endereço, cartão do SUS e, se tiver, cartão do posto.

HIV é a sigla em inglês para vírus da imunodeficiência humana, causador da Aids. Ele ataca o sistema imunológico, enfraquecendo o sistema de defesas do corpo e permitindo o aparecimento de doenças oportunistas. A sífilis é uma doença infectocontagiosa curável, mas que pode causar vários sintomas e ter diferentes fases. Se não tratada, a longo prazo, pode atingir órgãos vitais e levar a sequelas irreversíveis, alerta a Secretaria Municipal de Saúde.

HIV/Aids, sífilis, ISTs e hepatites virais são transmitidas através de relações sexuais sem proteção e de contato com sangue ou objetos contaminados. Por isso é essencial fazer uso de camisinha masculina ou feminina nas relações sexuais (oral, anal e vaginal), não compartilhar objetos de uso pessoal como alicates, utilizar seringas e agulhas descartáveis, fazer testes de detecção de ISTs regularmente e completar o esquema vacinal que estiver disponível.

O coordenador da Clínica DST, Aids e Hepatites Virais de Taboão, Ricardo Moraes, orienta a ir um posto de saúde, até o dia 7, e fazer o teste para detecção. “O HIV é uma doença que ainda não tem cura, mas o importante é saber o quanto antes para entrar em tratamento. A sífilis tem cura, e tem acontecido com muita frequência. Além disso, não deixe de usar preservativo, que está disponível gratuitamente em todas as nossas unidades de saúde”, informou.

Os serviços de testagem, acolhimento e tratamento das ISTs são realizados durante todo o ano, através da clínica – que funciona no Jardim Maria Rosa. O secretário José Alberto Tarifa (Saúde) também orienta a buscar a testagem de HIV e sífilis. “Convido a população de Taboão da Serra, principalmente os mais jovens, que aproveite a semana ‘Fique Sabendo’ para fazer os testes rápidos. O resultado fica pronto em minutos. Para viver melhor, é preciso saber”, disse.

SERVIÇO
‘Dezembro Vermelho’ e ‘Semana Fique Sabendo’ em Taboão da Serra
De 1º ao dia 7, em todas as UBSs do município
Clínica DST/Aids e Hepatites Virais de Taboão da Serra
Rua Pedro Borba, 259, Jardim Maria Rosa (região central)
Atendimento – segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Telefone: (11) 4135-3556

comentários

>