GCM de Embu agride após levar tapa de jovem com ‘problema psicológico’ no Jd. São Marcos

Especial para o VERBO ONLINE

Jovem levanta o braço para dar tapa no capacete do guarda identificado como GCM Dutra; agente revida e agride amigo do rapaz, no Pq. da Juventude | Reprodução

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Um guarda civil municipal de Embu das Artes se envolveu em uma ocorrência polêmica quando reagiu a ação de um jovem – que teria deficiência intelectual – e agrediu o amigo do rapaz, na Praça da Juventude, no Jardim São Marcos, em episódio que teria acontecido no feriado da Proclamação da República, no último dia 15. O agente que fez a abordagem foi identificado como GCM Dutra, o ex-secretário-adjunto de Segurança de Embu, Albertino Coelho Dutra.

A confusão ocorreu na pista de skate na presença de outros jovens e foi registrada por câmeras de celular. Dutra, no patrulhamento com moto (Romucam), ordena que as duas pessoas saíam do local, quando o jovem dá um tapa no capacete do GCM, que estava com a proteção. O agente parte para cima do agressor, mas o amigo o protege. Os dois se afastam. Dutra, que atendia a ocorrência com outros GCMs, chama apoio, ao gritar o nome de um colega.

Já sem a proteção, Dutra corre atrás e alcança o jovem e a outra pessoa, que busca retirar o rapaz do local. Outro vídeo mostrou a sequência da ação. O GCM segura o amigo pela camisa e o golpeia na cabeça com o capacete, além de tenta chutar o jovem, mas não o atinge. Outros dois guardas surgem e abordam o rapaz com a arma apontada para ele. A gravação é encerrada. A primeira filmagem foi publicada pelo repórter e chargista Gabriel Binho.

Apesar da agressão, o GCM deveria ter contido o autor sem qualquer revide. Nas redes sociais, moradores acusaram “desrespeito” e saíram em defesa do agente. “Não tem graça nenhuma. Total falta de respeito. Pela imagem, o GCM estava conversando com ele. Por isso esse país ‘tá’ essa merda. Meu filho é GCM. Não gostaria de ver uma cena dessa”, disse um homem. Um outro internauta escreveu que “se sou guarda sentava sarrafo [nesses] filhas de puta”.

Um guarda rebateu um munícipe ao dizer que “GCM tendo que fazer papel de polícia dá nisso”. “Fala bosta. Aquilo ali é um espaço municipal cheio de crianças e esses pingunços causando. Mas isso é Brasil, o errado está certo. […] A função está na lei 13022/09, estão fazendo o trabalho deles, caso contrário estariam prevaricando”, disse. Ele atacou Binho pela postagem. Procurado depois pelo VERBO, porém, ele alegou que “não estou por dentro” do ocorrido.

Um morador informou este portal que o autor do tapa no agente da GCM é “um jovem possivelmente com síndrome, autista”. Ainda na rede social, pelo menos duas pessoas atestaram a condição do garoto. “O rapaz é doente. Conheço ele e o pai. Está numa luta, depressão. Só quem conhece eles sabe que são pessoas gente boa. Uma pessoa normal não iria agredir [um] guarda”, disse um internauta. “O menino tem problemas psicológicos”, comentou outro.

Este portal questionou o secretário de Segurança de Embu sobre o episódio, inclusive se o guarda agrediu os rapazes com capacete. Gustavo (do Rancho) Arenzon, porém, não quis responder. O GCM Dutra tem histórico controverso em Embu. Ele foi denunciado por usar farda e armamento da Guarda de Embu quando ainda não integrava a corporação e de ter sido beneficiado por fraudes no concurso para ingresso na GCM do município. O agente não foi localizado.

VEJA JOVEM AO DAR TAPA NO CAPACETE DE GCM E DO AGENTE AO REVIDAR AGRESSÃO, NO PQ. DA JUVENTUDE

Vídeos – leitor do VERBO/Reprodução

> Colaborou a Redação do VERBO

comentários

>