Itapecerica tem ônibus municipal grátis pelo 5º fim de semana; ‘tarifa zero’ vigora também nos feriados

Gestão diz buscar 'melhorar vida da população' com 'acesso gratuito e de qualidade às oportunidades que a cidade oferece'; durante a semana, passagem custa R$ 4,50

Especial para o VERBO ONLINE

Ônibus de linhas locais de Itapecerica da Serra; por meio de lei, transporte municipal é gratuito aos sábados, domingos e feriados, desde 31 de dezembro | Camargo/Divulgação

Os moradores de Itapecerica da Serra e visitantes terão ônibus municipal sem cobrança de tarifa neste sábado (27) e domingo (28) pelo quinto fim de semana desde a implantação da medida. A “tarifa zero” acontece todos os sábados, domingos e feriados – começou em 31 de dezembro (domingo) e também vigorou em 1º de janeiro de 2024 (feriado). Durante a semana, de segunda a sexta, os usuários pagam passagem de R$ 4,50 – praticada desde janeiro de 2022.

A lei de criação da gratuidade nas linhas municipais aos fins de semana e feriados, chamada de programa “Transporte para Todos” (PL 1.984/2023), foi enviada pelo prefeito Francisco Nakano (PL) e aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores em sessão extraordinária realizada em 29 de dezembro. O governo não informa, no entanto, o valor do subsídio à empresa para manter a “tarifa zero”. A concessionária é a Bela Sintra – do grupo da Viação Miracatiba.

O governo afirma que com a “tarifa zero” visa “melhorar a vida da população, ao proporcionar acesso gratuito e de qualidade às oportunidades que a cidade oferece”. “Com a integração dos bairros à região central sem custo aos moradores, o ‘Transporte Para Todos’ facilita o acesso aos pontos turísticos do município, desestimula o uso de carros e ainda facilita a busca de mão de obra às empresas estabelecidas na cidade com a facilidade de locomoção”, diz.

comentários

>