Canal dos GCMs repercute reportagem e diz que Falcão ‘não tem mais clima’ para ser secretário

Especial para o VERBO ONLINE

Miranda, do canal "Azul Marinho", repercute o Verbo sobre suspensões de direitos dos GCMs e até proibição de celular que classifica de assédio moral | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O canal “Azul Marinho” (Youtube), voltado às Guardas Civis Municipais no Brasil, reprovou a ordem do secretário de Segurança do governo Aprígio (Podemos), Rodrigo Falcão, de suspender férias, licença-prêmio dos GCMs de Taboão da Serra – direitos dos agentes – e também plantão extra e proibir porte e uso do celular particular no expediente. Para abordar o que chamou de “assédio moral”, o youtuber Eliel Miranda citou o VERBO, que revelou as medidas.

Falcão – que é delegado de polícia – ordenou as proibições na quinta-feira (4), como punição aos GCMs pelo vazamento de áudio em que mandou os agentes trancarem as viaturas – que estavam paradas em seis pontos da cidade, no questionável “sistema” de segurança que implantou -, entregarem as chaves e ficarem do lado de fora ao relento e sob risco de serem alvo de criminosos, no plantão da noite de 31 de julho e madrugada de 1º de agosto.

No vídeo, postado nesta segunda-feira (8), Miranda mostra reportagem deste portal sobre a “retaliação”, conforme relato de GCMs. “Novamente, problemas em Taboão da Serra, denúncias de assédio moral, […] e mais uma vez atribuído ao secretário de Segurança da cidade. Oriundo da Polícia Civil, ele até já veio ao canal ‘Azul Marinho’ para gravar sobre o seu entendimento da atuação da Guarda Municipal, mas as dificuldades agora estão absurdas”, critica.

Miranda exibe as três circulares com as ordens de Falcão, publicadas por este veículo. “Neste site tem também cópias das documentações em que estão alicerçadas essa perseguição, esse assédio moral. No dia 4 de agosto, suspensão de férias e licença-prêmio. Suspensão de plantões extras, dizendo que estão suspensas todas essas possibilidade que o guarda tinha de ganhar um pouco mais, claro, não é dinheiro que vem sem o trabalho”, prossegue o youtuber.

Por fim, Miranda se atém à ordem sobre o telefone móvel ao ler o teor. “‘Informo a todos os GCMs que está terminantemente proibido o porte e uso de celular particular durante o expediente de serviço’. Imagine, todas as possibilidades que temos hoje de aplicativos, de consultas que fazemos com celular. Mas está proibido. É realmente algo nunca visto. Se ele quer disciplinar o uso, é uma situação. Agora proibir porte é bem complexo mesmo”, critica.

O youtuber diz que, além dos documentos exibidos, “temos toda a matéria colocada no site Verbo Online que vale a pena dar uma olhada”. Ele menciona, porém, que o abuso de poder do secretário já correu além das divisas do município. “Fora ainda tudo aquilo que temos ouvido [não só], mas aquilo que nos chega por muitos guardas municipais não só de Taboão da Serra, mas das cidades vizinhas, pedindo ‘Eliel, se pronuncie sobre isso'”, observa.

Miranda, que também é GCM, no interior de São Paulo – e vereador -, diz que o chefe da pasta não será lembrado ao sugerir que o gestor é autoritário. “Uma coisa eu tenho absoluta convicção: a corporação permanecerá, e o secretário de Segurança passará. E não deixará nenhum tipo de saudades, pois não é dessa forma que se tratam homens e mulheres que estão diariamente trabalhando”, afirma. Ele indica que o próprio secretário divide a corporação.

“O estresse da profissão já é enorme, não é possível que se tenha grupos, pequenos, de privilegiados em detrimento de outros. Precisamos entender que quando a gente troca almoço e janta de todos por migalhas para nós estamos indo contra a instituição que vamos servir até nos aposentar”, acrescenta Miranda. Ele diz ainda ter a expectativa de que o prefeito Aprígio “tome ciência dessa situação, espero de coração que a situação se normalize, se resolva”.

Miranda afirma, porém, que Falcão não tem como seguir no cargo. “Tenho a convicção de que esse secretário não tem mais clima para continuar em Taboão da Serra. Quiça o prefeito consiga substituí-lo por alguém que realmente tenha condição de conduzir a secretaria e a Guarda Municipal, e que o secretário volte para a Polícia Civil e vá fazer o trabalho que realizava antes. […] Que ele deixe a Guarda em paz. Resistam, irmãos [GCMs]”, finaliza o youtuber.

VEJA VÍDEO EM QUE YOUTUBER DO ‘AZUL MARINHO’ PEDE A SAÍDA DE FALCÃO DA PASTA DA SEGURANÇA

Vídeo – Canal “Azul Marinho”/Youtube

comentários

>