Para Bressan, vice de Aprígio é ‘dinossauro’ por proposta de ‘acabar’ com Cultura

Especial para o VERBO ONLINE

Aprígio e Bressan selam aliança na prefeitura; Buscarini ao defender extinção da Secretaria da Cultura; vice foi atacado pelo novo vereador governista | PMTS

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O futuro vereador de Taboão da Serra Wanderley Bressan (PSDB) visitou nesta quinta-feira (2) o prefeito Aprígio (Podemos), em ato de adesão ao governo. Conforme o VERBO revelou, ele abandonou a aliança com o ex-prefeito Fernando Fernandes e a deputada estadual Analice Fernandes (ambos PSDB), para ser situação. Em evidência de “oportunismo”, porém, Bressan chegou a chamar o vice de Aprígio, José Vicente Buscarini (PSD), de “dinossauro”.

Ao receber o iminente novo vereador, que vai assumir nos próximos dias – a próxima terça-feira, dia das sessões, é feriado (7 de Setembro) -, Aprígio cobriu o novo aliado, de 33 anos, de elogios. “Bressan é jovem e luta por causas importantes em nossa cidade. Com ele reforçamos nosso time para juntos reconstruirmos Taboão. Seja bem-vindo, Bressan! Temos certeza que o seu dinamismo e experiência contribuirão com a nossa Taboão da Serra”, disse.

Apesar da empolgação de Aprígio com o novo “chancelador” dos projetos que enviará à Câmara, Bressan tem um pensamento oposto ao da “reconstrução” em relação ao prefeito por extensão, já que o então prefeiturável não discordou. Durante a campanha eleitoral, em meio à polêmica de não assinar, com Aprígio, carta-compromisso do movimento negro, Buscarini, em entrevista, apresentou como proposta da chapa extinguir a Secretaria de Cultura.

“O momento da prefeitura não é de criar secretarias. Muito pelo contrário, temos que diminuir o número de secretarias que tem hoje. Tem secretarias que têm emprego e não têm função. Existe lá Planejamento, que não serve para nada. Você pega a Secretaria de Cultura, pode agrupar com outra, seja da Educação, seja do Esporte. Você pode encolher”, disse Buscarini, em 10 de novembro, ao retrucar reivindicação de uma secretaria do negro.

Na campanha, como aliado do prefeiturável engenheiro Daniel (PSDB), Bressan não foi um mero postulante a vereador, mas combateu a candidatura majoritária rival. Ele chegou a mandar a este portal uma “sugestão de pauta” e comentário sobre a fala de Buscarini. “Eu só acho que super vale uma matéria do Verbo. Quando a gente acha que já viu tudo, vem um dinossauro querer regredir décadas acabando com a secretaria de cultura”, disse.

Bressan mandou a mensagem ao VERBO após enviar o vídeo da fala de Buscarini (posteriormente apagado) – ele encaminhou o material apenas 13 dias depois da declaração, em 23 de novembro, após a edição preparada pela campanha. Este portal não considerou o pedido de reportagem sobre o tema. Nesta quinta-feira, a reportagem questionou se Bressan foi verdadeiro quando atacou Buscarini ou agora ao aderir ao governo. Ele não respondeu.

Este portal também procurou Buscarini. Mandou mensagem de texto por dois aplicativos e telefonou duas vezes. Ele não respondeu por escrito e não atendeu uma vez e desligou o telefone na segunda vez. Apesar de falar em transparência, ele é “seletivo” e só atende veículos patrocinados pela gestão – demonstra ter dificuldade de lidar com perguntas críticas, como sobre ter emplacado assessor no Planejamento, após defender a extinção da pasta.

Bressan será vereador após Marcos Paulo (PSDB) pedir licença por 90 dias. Segundo o “Taboão em Foco”, dois cenários levaram o novo governista a trocar de grupo político, o de continuar no Legislativo após os três meses de afastamento de Paulinho mesmo com a volta do titular – no caso, outro vereador do PSDB, o próprio Paulinho ou Érica Franquini assumiria uma secretaria. Ou Bressan ser secretário de Cultura, que já ocupou na gestão Fernando.

Já segundo o jornalista David da Silva, Bressan vai herdar a vaga após dar a palavra de manter os funcionários de Paulinho no gabinete e não revelar se o colega está ou não nos Estados Unidos, e ter a promessa de chefiar a Cultura ou o Desenvolvimento Econômico após o titular voltar. Indagado sobre o segundo “acerto”, ele também não respondeu – mas já removeu a foto da capa do Facebook em que aparecia com Analice, de quem era assessor.

OUÇA BUSCARINI DEFENDER FIM DA SECRETARIA DE CULTURA E LEIA BRESSAN ATACAR O VICE E HOJE CALAR

comentários

>