Após vacinar ‘às escondidas’, ‘teimoso’ Aprígio aplica 2ª dose da Coronavac dia 1º

Especial para o VERBO ONLINE

Aplicação da 2ª dose da Coronavac no dia 17 em ação que não durou 1 dia e meio; Aprígio fala de novo em 'mutirão' e pode mais uma vez causar fila | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Os moradores de Taboão da Serra que ainda não tomaram a segunda dose da Coronavac – contra covid-19 – poderão receber a vacina na terça-feira (1º), no Parque das Hortênsias, das 8h às 16h. O governo Aprígio (Podemos) vai fazer a ação depois de realizar vacinação na sexta-feira retrasada (21) sem divulgar à população em geral, após o “cúmulo da desorganização” de promover “mutirão” que não durou nem um dia e meio e provocar longas filas.

Com a aplicação da segunda dose da Coronavac atrasada há mais de 20 dias para um grupo grande (sexagenários), a gestão, em vez de atender nas UBSs, teimou em vacinar só no Cemur e causou fila e aglomeração. Após o sufoco que impôs aos idosos, Aprígio abriu outro ponto para o segundo e terceiro dia do “mutirão”, no mesmo Parque das Hortênsias, mas, inusitadamente, com apenas duas horas de ação teve de encerrar pela vacina ter acabado.

A gestão interrompeu o “mutirão” que mal tinha começado após alardear na semana anterior que tinha recebido “doses suficientes” para imunizar quem estava com a vacinação incompleta. Crivado de críticas, o governo Aprígio conseguiu novo lote de vacinas na tarde de quinta-feira (20) e retomou a aplicação no dia seguinte, na sexta, mas sem divulgar ao público, apenas avisou por telefone idosos que tinham ficado na fila sem conseguir se vacinar.

O jornalista David da Silva, do blog “Bar & Lanches Taboão”, chamou a atenção para a vacinação “clandestina”. “Equipe da Saúde está neste momento aplicando vacina Coronavac no Parque das Hortênsias. Mas não divulgaram para o público. Somente pessoas que a prefeitura tem o número do telefone foram avisadas”, criticou. No entanto, em mais uma evidência da “bagunça” na gestão da Secretaria da Saúde, nem todos os idosos foram avisados.

Na segunda-feira (24), na UBS Suiná, na presença do VERBO, um idoso reclamou na tenda da vacinação montada na unidade que não tinha recebido a segunda dose. A enfermeira falou que a vacina tinha sido dada no Parque das Hortênsias. Ele falou que não foi comunicado. “Se vacinaram e eu não fui avisado, fica difícil. E agora eu ligo na Secretaria de Saúde e ninguém atende o telefone”, disse. O morador foi orientado a procurar a diretora do posto.

Agora, após tanto transtorno, o governo divulga a vacinação com a segunda dose da Coronavac e ressalta que a ação é exclusivamente para os que receberam a primeira imunização em Taboão. “A aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 é essencial para completarmos o esquema vacinal e garantir que o organismo tenha uma melhor resposta imunológica em caso de contato com o vírus”, explicou o secretário José Alberto Tarifa (Saúde).

Para receber a segunda dose da Coronavac, a secretaria informa que não é preciso se cadastrar, basta ir ao Parque das Hortênsias munido de documento de identificação com foto e carteira de vacinação com comprovante de aplicação da primeira dose no município. Porém, “teimoso”, o governo Aprígio pode mais uma vez causar filas ao não vacinar nas UBSs – nos postos, além de evitar que os idosos se deslocassem até o centro, diluiria a procura.

SERVIÇO
Aplicação da 2ª dose da Coronavac (“mutirão”)
Terça-feira (1º), das 8h às 16h
Parque das Hortênsias (praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção – ao lado da prefeitura)

comentários

>