Após fazer idosos sofrerem com fila e cadastro, Aprígio estende vacinação até 5ª

Especial para o VERBO ONLINE

Aprígio, 69, é vacinado contra a covid; governo anunciou mais um dia de imunização em shopping ao falar em 'sucesso', mas esquema sofre várias críticas | PMTS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Após levar pessoas de 69 a 71 anos a desistir de se vacinar devido a longa fila no único local para imunização contra a covid-19 que escolheu – o estacionamento do Shopping Taboão – e ainda se recusar a aplicar a dose em idosos que não fizeram cadastro online, o governo Aprígio estendeu a vacinação à faixa etária por um dia, até quinta (1º). Aprígio, que se vacinou nesta terça, é criticado por fechar os postos de saúde e não vacinar nos bairros.

Na segunda-feira, conforme o VERBO relatou, familiares desistiram de levar os idosos a se vacinar devido à fila quilométrica de carros que se formou e acompanhantes contaram que muitos idosos foram mandados embora sem receber a dose por não terem realizado o cadastro pela internet – as pessoas podiam ser vacindas em “drive thru” ou a pé. Muitos relatos de insatisfação foram feitos, aliás, na própria postagem do prefeito sobre a vacinação.

“Muita fila! Não consegui ficar com a minha mãe na fila. Vou esperar a semana que vem quando estará aberto o posto de saúde! Meu pai já tomou a vacina no posto e foi rápido e sem fila”, disse um morador. “Um absurdo. Minha mãe não conseguiu tomar a vacina por conta de um cadastro e não tem mais como cadastrar. Espero que na segunda eu consiga vaciná-la no posto”, protestou outro munícipe, que recebia aviso que não tinha mais vaga.

Uma moradora condenou o fechamento das UBSs, quando o Cemitério da Saudade abre “inúmeras covas, […] aguardando novos mortos da covid”, disse. “Minha mãe de 77 anos tinha a segunda dose para tomar e fui pega de surpresa que as UBSs estariam fechadas. […] Não acaba aí, chego lá, sou pega de surpresa que tem que fazer um cadastro num site antes de ir. Minha mãe no carro, ansiosa pela segunda dose, e tivemos que voltar”, contou.

Ainda na segunda, a munícipe voltou ao shopping antes das 16h. “Já tinha fechado porque tinha acabado as doses. Pessoas lá com os carros parados tentando informação. Um descaso, uma vergonha. Um nojo”, falou. Nesta terça, a mãe se vacinou. “Segundo enfermeiros que a atenderam, ontem estava aquela fila de carros porque tinha poucas pessoas, mas a prefeitura chamou os profissionais que estavam em casa para irem para lá hoje”, disse a filha.

“Tinha muitos profissionais da saúde ali, guerreiros, debaixo desse sol escaldante, naquele asfalto do shopping. Imagine o dia todo passarem ali, indo nos carros com seus motores ligados, o que esquenta mais ainda”, elogiou a moradora. Ela viu uma campanha “elitista”. “Vi somente carrões ali, fiquei pensando que a vacina está alcançando em grande parte a população mais privilegiada, que tem meio de locomoção, acesso a internet”, apontou.

Apesar do sufoco, o governo Aprígio disse que estendeu a imunização até quinta “após o sucesso da vacinação em sistema drive-thru e para pedestres no Shopping Taboão” – alegou que a ampliação foi possível após o município receber mais doses da vacina. A regra é a mesma, os idosos de 69 a 71 anos que não receberam a primeira dose e os aptos a receber a segunda aplicação têm de fazer cadastro no site vacina.ts.sp.gov.br para poder se vacinar.

comentários

>