Taboão inicia vacinação de pessoal da saúde pela UPA, onde morreram quase 50 vítimas do coronavírus

Especial para o VERBO ONLINE

Com Aprígio ao lado, a técnica de enfermagem Blandina, funcionária da UPA desde a abertura, é vacinada na unidade de referência anti-covid | Ian Freitas/PMTS

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Depois da auxiliar de enfermagem Vera Lúcia de Souza, a primeira moradora de Taboão da Serra a ser vacinada logo após a Coronavac chegar à cidade, na noite de terça, a prefeitura iniciou nesta quarta-feira (20) a imunização entre os profissionais de saúde, pelos que trabalham na UPA Akira Tada, unidade de referência de Taboão para a covid-19. Mulheres e homens na linha de frente contra a doença são os únicos vacinados nesta primeira fase.

Davi Junior Pereira Silva, o médico mais antigo da UPA de Taboão, responsável por cuidar de uma das alas com pacientes mais graves, chamada de Setor Vermelho, o chefe da enfermagem Lucas Santos Oliveira e a técnica de enfermagem Blandina Paula David dos Anjos, que está na UPA desde a inauguração (em 2013), foram os primeiros a receber a vacina na unidade. O prefeito Aprígio (Podemos) acompanhou a aplicação das doses nos profissionais.

Os vacinados expressaram esperança. “Estamos há quase um ano na linha de frente do combate ao coronavírus e a sensação de ser vacinado é muito boa. Vamos vacinar nossa população e continuar lutando”, disse Davi. Blandina contou ter passado por várias fases na UPA e a atual “foi a mais difícil”. “Para nós da enfermagem a vacina significa esperança”, falou. Lucas frisou ser uma grande honra aos que estão na luta diária contra o vírus receber a vacina.

Aprígio afirmou que a prefeitura irá trabalhar para conseguir mais doses da vacina contra a covid-19 para a população. “Estamos empenhados para conseguir as vacinas e atender a todos o mais rápido possível. É uma nova esperança no mundo inteiro, ontem quando recebemos o primeiro lote foi emocionante ver médicos, enfermeiras, enfermeiros chorando, o sentimento foi de que chegou a felicidade que a nossa população precisa”, comentou.

Os servidores da rede pública serão vacinados no local de trabalho e os do setor privado, nas UBSs, com logística que será definida até o fim da semana. Taboão recebeu como primeiro lote 4.360 doses, enquanto tem cerca de 10 mil profissionais de saúde, ou seja, nem todos serão vacinados nesta primeira semana. O governo anunciou que Taboão receberá 180 mil doses para vacinar 90 mil dos grupos prioritários (cada pessoa recebe duas aplicações).

Taboão registra 374 mortes pela covid-19, das quais 48 ocorreram na UPA (13%) – a unidade dispõe de 40 leitos, dos quais 17 possuem respiradores, para pacientes em estado mais delicado (a unidade não possui UTI). O município contabiliza ainda 11.229 casos. Além do prefeito, os vereadores enfermeiro Rodney (PSD), Anderson Nóbrega (MDB) e Alex Bodinho (PL), da base aliada de Aprígio na Câmara, acompanharam a vacinação na UPA.

comentários

>