130 mil fazem 1ª fase da Fuvest neste domingo (10) em 148 locais, dois em Taboão

Especial para o VERBO ONLINE

Portões dos locais de prova da Fuvest na 1ª fase abrirão às 12h, uma hora antes do exame; candidatos terão 5 horas para responder 90 questões | ISN/Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Neste domingo (10), a partir das 13h, acontece a primeira fase do vestibular da instituição universitária do país mais bem avaliada em rankings internacionais, a USP (Universidade de São Paulo). Os 130.525 candidatos responderão 90 questões objetivas sobre conteúdo programático do ensino médio para disputar uma das 8.242 vagas de 183 cursos – outras 2.905 estão reservadas para o Sisu (sistema de seleção a partir de notas do Enem).

Os portões dos locais da prova serão abertos às 12h. O exame tem duração de cinco horas – a saída só é permitida após as 16h. Além de documento com foto e caneta esferográfica azul, os candidatos deverão usar máscara, obrigatoriamente. Poderão levar alimentos sólidos, mas só será permitido consumir em ambiente reservado do lado de fora da sala – sem ganho de tempo -, já que é proibido tirar a proteção (com exceção para beber líquido).

A Fuvest, fundação responsável pelo vestibular, criou a regra como parte de um “plano de biossegurança” que visa tornar as 5.319 salas que serão usadas para o exame em espécie de espaços anticontaminação contra a covid-19. As salas serão ocupadas em apenas 40% da capacidade, os candidatos ficarão distantes 1 metro e meio dos outros. As mesas terão tarja com identificação do estudante e sachê com álcool em gel 70% para limpeza do assento.

A Fuvest também ampliou de 88 para 148 o número de locais de prova, em 35 cidades, para evitar aglomerações. Porém, alguns prédios ainda receberão grande número de candidatos, como o da Uninove na Barra Funda, na capital, com previsão de 3.500. Dois locais são em Taboão da Serra – a única cidade na região a receber o exame -, a Faculdade Anhanguera, no centro (que receberá 576 candidatos), e o Colégio Ser, no Maria Rosa (595 estudantes).

Os candidatos não devem ir fazer a prova se receberam o diagnóstico de covid-19 desde 1º de janeiro ou estão com sintomas da doença, como também se tiveram contato com contaminados. A lista dos aprovados do exame neste domingo deve ser divulgada no dia 15 de março, e as provas da segunda fase acontecem em 21 e 22 de fevereiro – a primeira fase ocorreria em 29 de novembro, mas acabou adiada em 42 dias em consequência da pandemia.

SERVIÇO
Vestibular da Fuvest – 1ª fase
Neste domingo, a partir das 13h – os portões dos locais de prova abrem ao meio-dia
Dois dos 148 locais de prova são em Taboão da Serra:
Faculdade Anhanguera (rodovia Régis Bittencourt, 199, centro)
Colégio Ser (avenida Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa)

comentários

>