Com 3 atletas do Taboão, Brasil estreia no 1º Grand Prix de Futsal Feminino nesta 5ª

Especial para o VERBO ONLINE

PEDRO HENRIQUE FEITOSA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O 1º Grand Prix de Futsal Feminino, torneio sul-americano de seleções, começa nesta quinta-feira (30), com estreia das meninas do Brasil contra o Paraguai, às 17h (horário de Brasília) – com transmissão do SporTV2. A competição acontece na cidade catarinense de Xanxerê (508 km de Florianópolis) e reúne outras dois países de peso, Argentina e Chile. O torneio tem uma atração a mais, a seleção brasileira tem no elenco nada menos que três atletas do Taboão da Serra.

Goleira Flaviani, pivô Su Reis e ala Luana
Goleira Flaviani, pivô Su Reis e ala Luana, convocadas para a seleção brasileira para o 1º Grand Prix de Futsal
Flaviani, Su Reis e Luana (dir.) entre o preparador
Flaviani, Su, Luana e o preparador de goleiras Alexandre Politzer, do Taboão, também convocado, já na seleção

A pivô Susana Reis, a ala Luana Moura e a goleira Flaviani Nascimento foram convocadas e vestirão a camisa do Brasil. As atletas foram lembradas pelo técnico Wilson Saboia depois da expressiva campanha na 1ª Copa das Campeãs, no fim de março em Lages, também em Santa Catarina, que teve repercussão muito positiva e levou as meninas a chamar mais atenção ainda na modalidade – a equipe perdeu apenas na final após vencer os três jogos da fase classificatória.

Susana, a Su Reis, aos 36 anos, não deixou de acreditar que poderia jogar na seleção e buscou o reconhecimento – é a primeira convocação da atleta. “É um sentimento inexplicável. Nós atletas de alto nível sempre treinamos duro a cada dia, almejando chegar na seleção brasileira, e quando isso acontece não sabemos explicar a sensação. É uma explosão de sentimentos”, disse Su, radiante, ao VERBO. Nascida em Embu das Artes, ela joga futsal há 21 anos, desde os 15.

Com passagem também pelo futebol de campo, Su atuou no futsal no ACE Kurdana, de Cotia (SP), antes de jogar no Taboão, onde está já há seis anos, como uma das principais jogadoras da técnica Cris Souza. “Sou grata primeiramente a Deus, pois sem ele nada seria possível. Agradeço meus familiares por sempre me apoiarem, as minhas companheiras de equipe e toda a comissão do futsal feminino Taboão da Serra, sem esses pilares nada seria possível”, afirmou.

Luana foi convocada, no adulto, pela segunda vez, após jogar pelo Brasil em 2017. “Passa muita coisa na cabeça quando a gente é convocada, os momentos de treinamento, o dia a dia em que sofre. É o resultado de um trabalho que venho fazendo, eu comemorei muito, nem imaginava que ia ser convocada e fiquei muito feliz, óbvio, não tem como [não ficar], é sempre uma honra estar representando a seleção, ainda mais no Brasil”, disse Luana, 23 anos, à reportagem.

“É só agradecer, [a convocação é] graças ao meu time também, eu estou lá por causa delas, tem também a Su e a Fla, que estão comigo [convocadas]. A gente é merecedora disso, como todas do time um dia merecem estar na seleção”, disse. A guria de Nonoai (RS) está desde 2016 no Taboão. “Um bom tempo já. Estou feliz estar no Taboão, é óbvio que quero ser campeã de todos os campeonatos que disputar. Espero buscar muito mais títulos com a camisa do Taboão.”

Flaviani foi chamada para a seleção pela primeira vez. “Ser convocada é a realização de um sonho, inexplicável, uma felicidade que não cabe no peito, sentimento de gratidão. Significa tudo, forma de honrar minha mãe primeiramente, todo o esforço que ela fez para eu chegar até aqui. Todo um trabalho que se desenvolveu durante a minha caminhada, meu, das pessoas que já estiveram comigo, o trabalho realizado na minha equipe”, disse a goleira à reportagem.

Paranaense de Guaraci, a atleta de 25 anos – desde os 14 em quadra nas categorias de base – já jogou no Unopar, de Londrina (PR), no Sesi São Paulo, CSS II Exército, de Osasco (SP), e no Primeiro de Maio, de Santo André (SP), do qual se transferiu para o Taboão, onde teve atuações que garantiram a convocação. “Cheguei em 2017, é minha terceira temporada. Gratidão a Deus por ser maravilhoso com a minha vida e conceder essa oportunidade”, disse Flaviani.

Além das atletas, o Brasil terá o preparador de goleiras Alexandre Politzer, profissional do Taboão também convocado. Depois da estreia, a seleção vai encarar a Argentina, nesta sexta-feira (31), também às 17h, e o Chile, no sábado (1º), às 16h15. A grande final do 1º Grand Prix de Futsal Feminino será no domingo (2), às 11h15, com as duas melhores seleções do torneio se enfrentando pelo título inédito – todos os jogos terão transmissão do SporTV para todo o país.

FICHA TÉCNICA
1º Grand Prix de Futsal Feminino
30.mai, hoje, 17h – Brasil x Paraguai
(SporTV 2)
31.mai, 17h – Brasil x Argentina (SporTV)
1º.jun, 16h15 – Brasil x Chile (SporTV 2)
2.jun, 11h15 – Final (SporTV)

> Colaborou o repórter Adilson Oliveira, especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>