‘Solano: vento forte africano’ é apresentada nesta 2ª no Teatro Popular em Embu

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

A peça “Solano: vento forte africano” é apresentada apenas nesta segunda-feira (13), às 20h, no Teatro Popular Solano Trindade, no centro de Embu das Artes. Encenado por Val Perré, com direção de Geovana Pires e texto de Elisa Lucinda e Geovana Pires, o espetáculo narra a trajetória de Solano Trindade por meio da história e poesias do poeta, numa provocação sobre temas como racismo, violência, exclusão, resistência, esperança, sonhos, igualdade, justiça e direitos.

Solano
Material de divulgação de ‘Solano: vento forte africano’; ao fundo, frente do Teatro Solano Trindade, em Embu

Respeitado por artistas contemporâneos como Carlos Drumond de Andrade, Solano trabalhou em diversas frentes. Foi poeta, cineasta, ator, dramaturgo, pintor, folclorista e militante político. Ele é uma importante referência não só para a cultura brasileira em geral, mas, sobretudo, para a consciência negra e luta pelos direitos dos negros no Brasil. Nascido no Recife, Pernambuco, ele percorreu vários Estados e iniciou e participou de movimentos culturais e fundou grupos.

Algumas criações de Solano: em Pernambuco, a Frente Negra Pernambucana e o Centro de Cultura Afro-Brasileiro; no Rio Grande do Sul, o Grupo de Arte Popular; No Rio de Janeiro, o Comitê Democrático Afro-Brasileiro, I Congresso Afro-Brasileiro, Teatro Experimental do Negro, Teatro Folclórico Brasileiro, Teatro Popular Brasileiro e o grupo de dança Brasiliana. Na década de 60, Solano chegou a Embu, onde fixou residência e ficou até a morte, em 1974, aos 65 anos.

Em 1975, a filha Raquel Trindade criou o Teatro Popular Solano Trindade, que originou muitos poetas e vários grupos de teatro e dança. “Ele me dizia: ‘Você tem que conhecer cultura negra e cultura branca, para ter conhecimento geral'”, disse Raquel ao VERBO em 2013. Ela morreu no ano passado, aos 81 anos. A peça é promovida pelo Ministério Publico do Trabalho, Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Casa Poema, com apoio da Secretaria de Cultura de Embu.

SERVIÇO
Peça teatral ‘Solano: vento forte africano’
Apenas nesta segunda-feira (13), às 20h
No Teatro Popular Solano Trindade (av. São Paulo, 176, centro de Embu das Artes)
Entrada gratuita

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>