Encurtada, 63ª Paixão no centro de Taboão terá ‘famoso’ Herodes no papel de Cristo

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Na 63ª edição, a Paixão de Cristo em Taboão da Serra, nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, no Parque das Hortênsias (região central), terá como protagonista um experiente e talentoso ator conhecido do público pelo papel de um dos algozes do filho de Deus. Depois de viver Herodes na mais tradicional encenação da “história da salvação” na região por pelo menos quatro vezes (2013-2016) nesta década, com maestria, Joselito Gaza será – “promovido” a – Jesus neste ano.

Paixão
Cena da crucificação em 2018; Paixão em Taboão ocorre nesta 6ª-feira partir das 19h no Parque das Hortênsias
O ator Joselito Gaza
Joselito Gaza como Herodes na Paixão de Cristo em Taboão em 2016; ator será Jesus na encenação neste ano

Joselito estará no papel central da Paixão um ano depois de ser “curado” pelo personagem que viverá. Em interrupção da sequência na pele do rei “louco” do tempo de Jesus, ele viveu no ano passado no espetáculo em Taboão um cego que voltou a enxergar após ter os olhos tocados por Cristo. Zulhie Vieira interpretará Maria. Nesta ano, a encenação tem direção de elenco de Maira Galvão, direção musical de João Lizante e produção e direção-geral de Ricardo da Hora.

Os elenco e o grupo de dança viverão as cenas que levarão a mensagem de amor, esperança e compaixão de Cristo, no espetáculo que deverá contar com 53 atores profissionais e 150 pessoas entre produção e voluntários. De acordo com a organização, a encenação da Paixão de Cristo neste ano deverá ser mais curta, com “duração máxima de uma hora e dez minutos” – em 2018, a prefeitura anunciou que a reconstituição dos últimos passos de Jesus duraria 1h40.

Assim como desde 2016, quando aconteceu a 60ª Paixão em Taboão – mais “velha” que o município, sexagenário só neste ano -, todos os atos da encenação, o início da vida pública, paixão, crucificação, morte e ressurreição de Cristo, irão ocorrer no estacionamento do Parque das Hortênsias – antes, a parte final era encenada no Morro do Cristo. A partir das 17h, ministérios de música do Santuário Santa Terezinha tocarão canções cristãs (“louvor”) no local.

A 63ª Paixão terá grande infraestrutura de luz e som para se tornar ainda mais marcante. Segundo o secretário de Cultura, a peça, mesmo mantida a história original, tem sido renovada anualmente com novos cenários e atuações. “A cidade tem uma tradição religiosa muito grande. A Paixão de Cristo faz parte do nosso calendário e é muito importante a manutenção do espetáculo para a população”, disse Wanderley Bressan, que verá pela primeira vez como secretário.

PIRAJUÇARA
A Paixão de Cristo também será dramatizada na região do Pirajuçara, em Taboão, na 18ª edição, a partir das 17h, no ginásio de esportes Zé do Feijão – pelo segundo ano seguido no espaço. Atores da própria comunidade católica da Paróquia São João Batista farão a encenação. Fiéis das cinco igrejas conduzidas pelo padre Kieran Ridge irão chegar ao local em procissão. A ressurreição será encenada no domingo de Páscoa (21), também no ginásio e a partir das 17h.

SERVIÇO
> 63ª Paixão de Cristo no centro de Taboão da Serra
Nesta sexta-feira (19), a partir das 19h
No estacionamento do Parque das Hortênsias – praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção (região central)
Classificação livre e entrada gratuita

> 18ª da Paixão de Cristo no Pirajuçara, em Taboão da Serra
Nesta sexta-feira (19), a partir das 17h
No ginásio de esportes Zé do Feijão – altura da estrada Kizaemon Takeuti, 1.950, Parque São Joaquim
Classificação livre e entrada gratuita

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>