Doda fala que kit foi distribuído; pais desmentem e denunciam que foi ‘só para foto’

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Novo líder do prefeito Ney Santos (PRB) na Câmara, o vereador Doda Pinheiro (sem partido, expulso do PT) diz que o governo entregou o kit de material escolar básico aos alunos da rede municipal de Embu das Artes, mas é desmentido pelos pais. Os responsáveis pelos estudantes denunciam que funcionários da prefeitura levaram materiais para as escolas apenas para “fazer fotos” com as crianças e adolescentes, “fazer politicagem”, e recolheram, não distribuíram.

Doda diz que kit foi entregue; mães denunciam farsa; vereadora Rosângela Santos (PT) e pais vão ao secretário
Doda diz que kit foi entregue; mães denunciam farsa; vereadora Rosângela Santos (PT) e pais vão ao secretário
Ney promete em fevereiro que 'nos próximo dias' entregaria kits, mas não cumpre
Ney promete em fevereiro que ‘nos próximos dias’ entregaria kits, mas não cumpre; secretário Pedro Ângelo

Em rede social, questionado por um morador sobre a não entrega dos kits de material completo e uniforme, diante da postagem de um requerimento do vereador de oposição Edvânio Mendes (PT) de cobrança no início do ano de previsão para distribuição, o vereador Doda escreveu: “A confecção dos uniformes estão [sic] sendo finalizadas e na sequência serão entregues para os alunos, bem como o restante do material, uma vez que o kit básico inicial já foi entregue”.

Em entrevista ao “Bom Dia São Paulo” (TV Globo) na sexta-feira (29), o secretário Pedro Ângelo (Educação) afirmou também que foi entregue o kit de material básico, “para o início do ano letivo”, aos 28 mil alunos da rede. Mesmo depois de pais de alunos da escola municipal Paulo Freire, no Jardim Santa Emília, relatarem à reportagem não terem recebido nenhum item, ele citou até que o diretor do colégio postou fotos e vídeo da distribuição dos materiais.

Pais dos alunos consideraram que o secretário os chamou de “mentirosos” e foram na segunda-feira até a prefeitura reafirmar, indignados, que não receberam nenhum material escolar. “Minhas filhas não receberam, eu tive de comprar para as duas, porque não foi entregue. Estou aqui para reclamar e desmentir sua palavra”, disse Letícia Ramos, mãe de estudantes da escola Reynaldo Ramos Saldanha da Gama, no Jardim Nossa Senhora de Fátima, a Pedro Ângelo.

Pedro Ângelo disse aos pais que recebeu para reunião que deviam procurar a direção da escola para saber sobre os kits. A mãe protestou. “Não sei o que aconteceu, só sei que não foi entregue, eu não vou procurar saber, cabe a você investigar”, respondeu Leticia ao secretário. Ela enviou um “print” de uma conversa em que um educador conta que os alunos do Reynaldo compartilham material velho. “A professora coloca num pote e todos usam e devolvem”, diz.

Em comentário na postagem da reportagem do VERBO sobre a “novela” dos kits escolares em Embu – não entregue por Ney no início do ano letivo pelo terceiro ano seguido -, mães de alunos apontam para uma farsa como explicação para secretário e vereador afirmarem que o material básico foi entregue. “Na escola Primavera meus filhos tiraram foto com os materiais. Os mesmos foram recolhidos e levados a outra sala que repetiram as fotos”, disse uma moradora.

“Os materiais não foram entregues. Mas nossos filhos estão sendo usados para o marketing disso”, completou a mãe de alunos na escola no Jardim Estela, em tom de indignação. Uma outra moradora desvenda sobre o fato “estranho” de integrantes do governo sustentarem que o kit básico foi distribuído se os pais negam. “Verbo Online, entendeu por que tem foto de crianças com material? Usaram fotos dos meus netos e muitos outros alunos para politicagem”, denunciou.

Curiosamente, a moradora do Fátima testemunhou uma mãe protestar na secretaria contra o uso indevido da imagem do filho, aluno da escola Astrogilda de Abreu Sevilha, no Parque Jane, em fotos com materiais escolares. Detalhe: o kit não ficou com a criança, foi recolhido. “Ela estava super nervosa, tiraram foto do filho com kit escolar, somente para fazer publicação, divulgação, sendo que ela não autorizou e o menino sequer recebeu o kit”, disse Letícia ao VERBO.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>