Após briga política, Cats joga Copa SP longe de Taboão e estreia nesta 5ª-feira (3)

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O Cats (Clube Atlético Taboão da Serra) estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a célebre 50ª edição, nesta quinta-feira (3), às 13h45, contra o Elosport, de Capão Bonito, sede do grupo 24. No dia 6, o time encara o Londrina (PR), às 16h, e no dia 9, o Confiança (SE), às 13h45 – classificam-se dois por grupo. O Cats nem pensa em repetir o desempenho em 2018, quando amargou a pior campanha em cinco anos (2 empates e uma derrota) e foi eliminado na primeira fase.

Jogadores do Cats que vão disputar
Jogadores do Cats que vão disputar 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior; classificam-se dois times por grupo
Atletas do Cats chegam a Capão Bonito
Cats chega a Capão Bonito, onde vai disputar a fase classificatória, após Taboão da Serra deixar de ser sede

Além da própria competitividade da chamada Copinha, a principal competição das categorias de base do futebol no país – jogadores até 20 anos (nascidos entre 1999 e 2003), o Cats terá um desafio maior, jogar sem o apoio da torcida que comparecia em peso às partidas do time. É que, depois de jogar em casa – ser sede – pelo menos desde que voltou a participar do torneio, em 2014, o time viajou cerca de 230 km para jogar em Capão Bonito (região de Itapeva).

No ano passado, a dois meses da Copinha, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) não renovou convênio da prefeitura com o Cats e enviou ofício, datado de 25 de outubro, à Federação Paulista de Futebol renunciando a receber a competição. A cidade-sede ganha a festa do torneio, mas precisa custear hospedagem e alimentação das outras três equipes do grupo. Fernando rompeu a parceria com o clube após briga política declarada com a família Nóbrega.

No ofício, Fernando diz que os motivos para Taboão não sediar a Copinha são técnicos ou administrativas. “Tem em vista o contido no referido ofício sobre a confirmação por parte da Federação de que esta Prefeitura seria sede da 50ª Copa São Paulo de Futebol Júnior 2019, vimos por intermédio do presente informá-los que, por ora, a municipalidade não possui condições de atender todos os requisitos exigidos pela entidade para o bom andamento da Copa”, diz.

“Informamos ainda que o referido Clube Atlético Taboão da Serra não renovou convênio firmado anteriormente com a Prefeitura, portanto não possui nenhum tipo de vínculo com a municipalidade”, acrescenta Fernando. O presidente do Cats, Anderson Nóbrega, porém, afirma que a decisão foi uma retaliação do prefeito por conta de ele e o irmão, o vereador Eduardo Nóbrega (PSDB), não terem apoiado a esposa de Fernando, Analice Fernandes, a deputada estadual.

“Apesar do objetivo do prefeito ser, nitidamente, prejudicar o Cats por retaliação e perseguição política ao seu presidente, o prejuízo recai exclusivamente sobre a própria cidade: o clube pode, perfeitamente, e já recebeu convite da Federação para isso, jogar o torneio em outra sede. Quem perde com a atitude irracional e vingativa do prefeito Fernando são os cofres [públicos], o comércio e os cidadãos de Taboão da Serra”, disse a diretoria do Cats em outubro.

OUTRO LADO
Indagado pelo VERBO, o secretário Fabio Fernandes (Esportes), filho do prefeito, negou perseguição política. “Não há retaliação nenhuma, sempre respeitei o Cats, fui atleta do Cats, tenho carinho muito grande pelo Cats, mas o convênio se encerrou. O Tribunal de Contas sugeriu que não fosse renovado, fosse feito chamamento público, o Cats não tem documentação. Infelizmente, a parceria se encerrou, talvez momentaneamente, não sei por quanto tempo”, disse.

Sobre a Copinha, Fabio disse que “optou este ano em reduzir os custos”. “A Copa São Paulo traz custo de mais ou menos R$ 400 mil para a cidade – hotel, ônibus, alimentação. A gente preferiu investir em outras modalidades, nas categorias de base, nas escolinhas, tirar as crianças das drogas. Vamos melhorar os treinamentos, dar mais condições aos professores. O dinheiro que era gasto na Copa São Paulo será investido nas crianças do nosso município”, afirmou.

GRUPO 24 – CAPÃO BONITO – ESTÁDIO DR. JOSÉ SIDNEY DA CUNHA
03.jan, hoje – 13h45 – Elosport-SP x Cats-Taboão da Serra

03.jan, hoje – 16h – Londrina-PR x Confiança-SE
06.jan (domingo) – 13h45 – Elosport-SP x Confiança-SE
06.jan (domingo) – 16h – Cats-Taboão da Serra x Londrina-PR
09.jan (quarta-feira) – 13h45 – Confiança-SE x Cats-Taboão da Serra
09.jan (quarta-feira) – 16h – Elosport-SP x Londrina-PR

Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>