Geraldo pede a delegado seccional ‘investigação a fundo’ de atentado contra Binho

Especial para o VERBO ONLINE

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

O deputado estadual Geraldo Cruz (PT) solicitou nesta sexta-feira (5) ao delegado da Delegacia Seccional de Taboão da Serra (com jurisdição em Embu das Artes) “investigação a fundo” – para que “tragédia maior não aconteça decorrente de perseguição política no município” – do atentado contra o repórter-fotográfico e chargista Gabriel Binho, do VERBO, no dia 28 de dezembro. Ele citou que Binho ainda sofreu ameaça após o ataque e enalteceu a liberdade de imprensa.

Solicitação de Geraldo
Ofício de Geraldo ao delegado seccional e nota do PT por investigação e em repúdio ao atentado contra Binho

Em ofício, Geraldo, ao citar que Binho “sofreu um atentado na BR-116”, relata ao delegado Antônio José Sampaio que o “colaborador do portal de notícias Verbo Online vinha escrevendo e fazendo charges ironizando questões políticas do município”. “Binho foi alvo de três disparos conforme descreve matéria do Verbo Online, sofreu uma fratura, mas conseguiu escapar. Após o ocorrido a vítima recebeu uma mensagem de celular com ameaças sérias a sua vida”, diz.

Binho tem convicção de que foi alvo de tentativa de homicídio pela atuação no VERBO e charges que produziu sobre, por exemplo, a criação da taxa de lixo em Embu. Geraldo diz que a mensagem também citava o nome de uma liderança do PDT “como próximo alvo dos malfeitores”. “Solicito esclarecimento do caso e uma investigação a fundo da situação, a fim de evitar que uma tragédia maior aconteça decorrente de perseguição política no município”, diz o deputado.

Geraldo diz que “a liberdade de expressão” da imprensa e de “qualquer cidadão é a essência da vida política e cultural de todas as cidades”. “Não podemos deixar que o medo e a violência intimidem e tenham influências negativas em nosso cotidiano”, afirma. Ele diz ao delegado esperar “resposta”. Ao VERBO, Geraldo disse que é preciso cobrar solução. “Senão, hoje foi o menino, que poderia nem estar vivo com a bandidagem que está aí, amanhã pode ser outro”, disse.

PT
O PT, por meio do diretório municipal de Embu das Artes, também se manifestou sobre o caso, com “repúdio” ao atentado contra Binho. “Nós do Partido dos Trabalhadores de Embu, viemos através desta nota rechaçar de maneira contundente a tentativa de assassinato e ameaças sofridas pelo jornalista Gabriel Binho no dia 28/12/2017. Exigimos pelo bem da democracia que as autoridades competentes façam uma profunda investigação sobre o fato ocorrido”, diz.

O PT manifesta solidariedade ao profissional do VERBO. “Não podemos permitir que a política na cidade seja feita através do uso de ameaças e que a violência seja a marca registrada no município. Todo o nosso apoio a Gabriel Binho. Esperamos que a verdade seja esclarecida e que os culpados sejam exemplarmente punidos. A tentativa de disseminar o medo e calar a voz daqueles que lutam por uma sociedade justa e democrática não vai funcionar”, afirma o partido.

OFÍCIO DO DEPUTADO GERALDO CRUZ À DELEGACIA SECCIONAL E NOTA DE REPÚDIO DO PT SOBRE CASO BINHO

Ofício Geraldo Cruz

Nota do PTCompartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>