Tapetes de Corpus Christi colorem ruas e encantam moradores e visitantes na região

Especial para o VERBO ONLINE

No largo da Matriz, grandiosos tapetes de Corpus Christi

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Riqueza de formas, exuberância de cores, muita criatividade. Os tapetes com temas religiosos feitos com materiais como serragem, areia, pedra e cal encantaram moradores e visitantes das cidades da região no dia de Corpus Christi, nesta quinta-feira (15). Nas ruas, os desenhos confeccionados desde a madrugada pelos fiéis e colaboradores atraíram milhares de pessoas que participaram de grandiosas e piedosas missas e procissões pela manhã até o início da noite.

Grandiosos tapetes de Corpus Christi colorem largo do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica
Grandiosos tapetes de Corpus Christi colorem largo do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres em Itapecerica
Sobre tapete da bandeira do Brasil, monsenhor Aguinaldo e fiéis fazem procissão de Corpus Christi
Sobre tapete da bandeira do Brasil, monsenhor Aguinaldo e fiéis fazem procissão de Corpus Christi em Taboão
Elaine e a filha Melissa visitam tapetes de Corpus Christi
Elaine e a filha Melissa conferem tapetes de Corpus Christi do Santuário Santa Terezinha, no centro de Taboão
Na rua da Paróquia São Pedro Apóstolo, antes da procissão, crianças
Na rua da Paróquia São Pedro Apóstolo, crianças observam desenhos antes da procissão, no Parque Pinheiros

Os católicos comemoram Corpus Christi com celebração solene, mas produzem os tapetes como expressão de amor e adoração, já que Jesus, presente na hóstia consagrada, conforme a Igreja, passa pelo local pelas mãos de sacerdote. Em Itapecerica da Serra, onde a tradição dos tapetes já tem mais de 50 anos, após missa na escadaria do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, o padre Alberto Gambarini levou ostensório com o “Corpo de Cristo” sobre os desenhos.

Ao longo do dia, cerca de 4 mil pessoas, inclusive turistas de várias regiões, estiveram em Itapecerica para ver os mais de 50 tapetes preparados – em realização do santuário com apoio da prefeitura. Além do tema central “Eucaristia”, os desenhos retrataram os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima. Participaram da missa a céu aberto o vice-prefeito Paulo Pereira (PSB) e a mulher Helena Rol.

Em Taboão da Serra, monsenhor Aguinaldo de Carvalho saiu do Santuário Santa Terezinha e caminhou com o corpo de Cristo sobre os mais de 120 tapetes confeccionados em seis vias do centro, com início à margem da rodovia Régis Bittencourt, até de volta à igreja. Centenas de fiéis seguiram na procissão e apreciaram os desenhos, entre eles um da bandeira nacional com os dizeres “Pra frente Brasil. Na saúde e segurança”, em aparente crítica social ao governo.

Entre os mais de 120 tapetes confeccionados, um alertou ainda contra a “escravidão pela informática”, quanto ao uso irracional das redes sociais. Outros quadros no asfalto retrataram obras sociais como o Cepim-Casa dos Velhinhos e a padroeira Santa Terezinha. “Lindos. Gostei do da Pastoral da Festa Junina. Na verdade, de todos, não dá para distinguir qual é o mais bonito”, disse a auxiliar de produção Elaine Cristina de Araújo, 41. “Maravilhoso”, falou a filha Melissa, 7.

Outras igrejas de Taboão celebraram Corpus Christi conforme a tradição. Em frente à Paróquia São Pedro Apóstolo no Parque Pinheiros, o padre Carlos Alberto de Souza levou Jesus eucarístico sobre cerca de 20 tapetes, com destaque ao de Nossa Senhora Aparecida, seguido por fiéis em procissão. No Pirajuçara, os católicos da Paróquia São João Batista se ajoelharam em adoração na passagem do corpo de Cristo levado pelo padre Kieran Ridge sobre corredor de tapetes.

Em Embu das Artes, em sete bairros diferentes, fiéis também foram às ruas celebrar Corpus Christi. Frequentadores da Paróquia São José e Santo Eduardo realizaram procissão até a Igreja São Gabriel e rezaram diante de bonito tapete de Cristo na cruz. Na mais tradicional solenidade na cidade, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, moradores e turistas fizeram piedoso cortejo sobre dezenas de tapetes, do estádio até o largo dos Jesuítas, onde receberam bênção solene.

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>