PT de Embu reafirma aprovação à pré-candidatura de Rosângela à prefeitura após postura de Geraldo

Em nota, a direção municipal não cita nomes, mas claramente desautoriza Geraldo a se colocar como pré-candidato a prefeito pelo PT, como tem feito nos últimos dias

Especial para o VERBO ONLINE

Rosângela fala à imprensa em outubro; PT de Embu faz nota para reafirmar aprovação ao nome de Rosângela e desautorizar Geraldo de que é pré-candidato pelo partido | Verbo

O PT de Embu das Artes divulgou uma nota nesta quinta-feira (4) em que confirma a decisão de lançar, por unanimidade, o nome da ex-vereadora Rosângela Santos como candidata à prefeitura da cidade nas eleições deste ano, com base em resoluções de instâncias superiores. No informe, a direção municipal não cita Geraldo Cruz, mas claramente desautoriza o ex-prefeito a se apresentar como pré-candidato a prefeito pelo PT, como tem feito nas últimas semanas.

No fim de outubro do ano passado, em entrevista coletiva, Rosângela informou que o PT decidiu em setembro definir o nome à prefeitura com base no “acordo” de que quem estivesse melhor em pesquisa encomendada pela direção nacional ia ser o escolhido e apareceu em primeiro. “A pesquisa mostrou que a população busca renovação. Com base na pesquisa, o diretório municipal aprovou a minha pré-candidatura a prefeita, indicando Geraldo para ser vice”, disse.

Indagada sobre a ausência de Geraldo na coletiva diante do “acordo”, Rosângela disse que o PT decidiu mudar o processo de definição do candidato e não realizará prévias em 2024 – e a convenção eleitoral, “formal”, apenas homologará a decisão tomada. “Em cidades em que [o adversário] tem a máquina, o PT tem que iniciar o processo de forma antecipada, discutir com a população, olho no olho, apresentar projetos. Não dá para fazer isso em julho do ano que vem”, afirmou.

A nota confirma o relato da petista. “O Diretório Municipal […] vem a público declarar que aprovou, por unanimidade, o nome de Rosângela Santos como pré-candidata a prefeita nas eleições municipais deste ano. A decisão foi baseada nas resoluções do Diretório Nacional do PT, aprovada em 28 de setembro de 2023 pela Comissão Executiva, e em rigoroso diagnóstico da realidade local e nas pesquisas de opinião para prefeito(a), que apontam a liderança de Rosângela Santos”, diz.

“Dessa forma, toda e qualquer pessoa, membro ou não desse diretório, fica desautorizado a manifestar-se como pré-candidato a prefeito(a) pelo Partido dos Trabalhadores em Embu das Artes. A definição do diretório local foi amplamente debatida no município e politicamente alinhada com as direções estadual e nacional do PT e com todos os postulantes ao cargo majoritário na cidade e já está homologada nas devidas instâncias do partido”, afirma o PT de Embu.

A direção do PT na cidade adverte que “não cabe contestação” à aprovação do nome de Rosângela à disputa. “A oficialização acontecerá na convenção do partido e da federação, respeitando o calendário da Justiça Eleitoral. Assim, não cabe contestação ao que foi aprovado, devendo todos os filiados do partido seguir e trabalhar a favor da decisão do Diretório Municipal e fortalecer”, orienta. Cita ainda que, além de PV e PCdoB, o PSOL “também já se manifestou a favor”.

“O PT, a federação, os partidos aliados e Rosângela Santos estão preparados para liderar uma grande frente democrática e um amplo movimento de renovação política em Embu das Artes, resgatando o nosso Embu para os embuenses”, finaliza a nota. Na prática, Geraldo pode manter o discurso de que é pré-candidato a prefeito, mas não pelo PT. Comunicadores alinhados a Ney Santos (Republicanos) “fomentam” o nome de Geraldo, visto pelo prefeito como rival fraco.

VEJA A NOTA DO PT DE EMBU DAS ARTES SOBRE APROVAÇÃO AO NOME DE ROSÂNGELA SANTOS COMO PRÉ-CANDIDATA A PREFEITURA APÓS MANIFESTAÇÃO DE GERALDO CRUZ

Fonte: PT de Embu das Artes

comentários

>