Ney diz homenagear trabalhadores, mas atrasa salário de servidores; Hugo ‘tira sarro’ e vai a churrasco

Prefeitura só vai pagar funcionalismo dia 3 após ter conta bloqueada por dívida com Embuprev; vice come costela enquanto categorias como a GCM ficam sem receber

Especial para o VERBO ONLINE

Ney diz que trabalhadores são 'combustível' para governar, mas não paga servidores; Hugo curte fim de semana em churrasco enquanto funcionalismo fica sem receber | Divulgação

O prefeito Ney Santos (Republicanos) divulgou neste 1º de Maio mensagem em homenagem aos trabalhadores, mas na prática dispensa tratamento oposto. Ele atrasou o salário de funcionários da Prefeitura de Embu das Artes e deu “calote” no fundo de previdência que compromete o pagamento dos aposentados da administração. Em “cúmulo do escárnio”, o vice-prefeito Hugo Prado (MDB) esteve em churrasco com aliados enquanto os servidores estão sem receber.

No vídeo, Ney diz “agradecer todos os trabalhadores, em especial de Embu das Artes”, e que “vocês são o nosso combustível”. “Através do seu trabalho, seu esforço, que Embu das Artes está se tornando uma cidade cada vez melhor”, afirma, em clara autopromoção. Antes, ele repete a balela de que instalou o primeiro hospital contra a covid-19 – foco de corrupção desarticulado pela Polícia Federal – e não deixa de atacar os ex-prefeitos Geraldo Cruz (PT) e Chico Brito (Cidadania).

No entanto, Ney faz um governo considerado o pior, disparado, em relação aos trabalhadores sobre os quais é responsável. Ele voltou a atrasar o salário – de abril – de mais da metade dos funcionários da prefeitura, que deviam ter recebido na sexta (28). “Sempre recebemos no último dia útil do mês”, explica um servidor, que procurou o VERBO inconformado. Apenas os profissionais da educação escaparam da má gestão financeira de Ney por receberam com recurso federal.

Ney só vai depositar o salário dos servidores sem receber ainda depois de amanhã, na quarta-feira. Em evidente descontrole das finanças públicas, ele só avisou sobre o atraso um dia antes da data de pagamento, na quinta-feira (27). “O ruim de tudo isso é chegar na véspera de cair o salário, e a prefeitura mandar uma nota dizendo que só dia 3 [vai pagar], o que esperamos”, critica o servidor, ainda incrédulo se o compromisso vai ser honrado após outros “descasos”.

De fato, o governo Ney admitiu o atraso. “Apesar do salário dos servidores ser pago sempre antes do 5º dia útil de cada mês, a Prefeitura de Embu das Artes informa que realizará o pagamento no dia 3 de maio, em virtude do repasse financeiro acontecer somente nesta data. Por ser outra fonte de recurso, o pagamento do servidores da Secretaria da Educação acontece amanhã, 28/4”, diz nota que a gestão emitiu no dia anterior – enviada a este portal pelo funcionário.

Contudo, Ney não esclareceu o porquê de o “repasse financeiro acontecer somente nesta data [3 de maio]”. Para esconder a má gestão financeira. A prefeitura teve aporte bloqueado por dívida com o Embuprev, o fundo de previdência do funcionalismo municipal. “A diretoria do Embuprev, juntamente com o Tribunal de Contas, bloqueou os recursos federais que somam cerca de R$ 25 milhões do Fundo Nacional dos Municípios”, diz o vereador Abidan Henrique (PSB).

O governo ficou sem o recurso por não fazer o repasse ao fundo de aposentadoria dos servidores. “Embu tem uma dívida de R$ 7 milhões, de janeiro e fevereiro, com o Embuprev. Na Câmara, o prefeito mandou dois projetos de lei que reparcelaram mais de cinco anos de dívida. Eu venho denunciando há mais de 2 anos. Eu avisei que uma hora a conta ia chegar. E chegou: atraso para várias categorias que está gerando péssimo serviço para você munícipe”, afirma Abidan.

Ou seja, o governo desconta do salário dos servidores a contribuição para o Embuprev e não repassa para o fundo. Em um vídeo, Chico também acusou o “calote”. “O saldo está negativo. E ontem [dia 27] a Justiça bloqueou as contas da prefeitura por falta de repasse para a previdência municipal. Resultado: os funcionários da ativa ficaram sem receber […] e os aposentados correm o risco de não receber a sua aposentadoria. […] Chega de incompetência!”, fala o ex-prefeito.

Não bastasse não pagar em dia e avisar apenas em cima da hora mesmo ao saber estar no “vermelho”, o governo Ney fez “deboche” com os servidores sem ver a cor do dinheiro. Corresponsável pelo “caos financeiro”, o vice Hugo aproveitou o fim de semana de feriadão para comer um churrasco com fartura e muita bebida, ao lado de um vereador, Betinho Souza (PSD). Um guarda civil municipal, outra categoria sem receber salário, contatou a reportagem para protestar.

“Nada contra se divertirem, mas deixar o servidor sem salário e ficar postando isso nas redes sociais é desanimador. Se a Justiça realmente bloqueou a conta da prefeitura, já estamos com o pé atrás sobre isso, e ainda ficam fazendo videozinhos para desanimar cada dia mais. Às vezes, fico pensando se não é uma ‘tiração’ de sarro da cara do servidor público. Enquanto se deleitam, o servidor fica sem salário”, disse o GCM. Hugo é (pré) candidato a prefeito em 2024.

VEJA COMUNICADO DO GOVERNO NEY DE QUE, EM VEZ DO ÚLTIMO DIA ÚTIL DO MÊS, SÓ VAI PAGAR SALÁRIO DOS SERVIDORES EM 3 DE MAIO…

Reprodução

…ENQUANTO O VICE HUGO COME CHURRASCO NO FIM DE SEMANA EM QUE O FUNCIONALISMO NÃO VIU A COR DO DINHEIRO FRUTO DO TRABALHO

Vídeo – Rede social de Hugo Prado/Leitor do VERBO/Reprodução

VEJA O VEREADOR ABIDAN HENRIQUE APONTAR MOTIVO PARA GOVERNO NEY NÃO TER PAGO SALÁRIO DOS SERVIDORES NO ÚLTIMO DIA ÚTIL DO MÊS

Vídeo – Rede social do vereador Abidan Henrique

comentários

>