#ELENÃO – MULHERES CONTRA BOLSONARO. Elas vão às ruas rejeitar presidenciável

Especial para o VERBO ONLINE

JOSÉ AFONSO DA SILVA
Colunista do VERBO ONLINE

Neste sábado, dia 29, milhares de mulheres tomarão às ruas de todo país contra os pronunciamentos machistas, misóginos, homofóbicos e racistas do presidenciável Jair Bolsonaro e de seu vice, o general Mourão. Com as palavras de ordem (hashtags) #EleNão e #EleNunca, a manifestação foi deliberada a partir do grupo do Facebook denominado “Mulheres Contra Bolsonaro”, que conta com quase 3 milhões de mulheres de diferentes partidos, credos e classes sociais, todas unidas contra um candidato que avaliam ser o inimigo número 1 dos direitos das mulheres.

Madonna na campanha #Elenão;
Madonna e #Elenão; ‘todas unidas contra candidato que avaliam ser o inimigo nº 1 dos direitos das mulheres’

Já passam de 500 cidades os atos marcados no Brasil. Enquanto que no exterior já foram marcadas manifestações em Lisboa, Porto e Coimbra (Portugal), Berlim (Alemanha), Lyon (França), Galway (Irlanda), Barcelona (Espanha), Sidney e Gold Coast (Austrália), Londres (Inglaterra) e Haia (Holanda), entre outras. Artistas, intelectuais e personalidades de diferentes áreas assinaram manifestos apoiando a luta encabeçada pelas mulheres contra o fascismo de Bolsonaro.

Basta uma rápida busca no Google para encontrar dezenas de falas do candidato Bolsonaro e de seu vice destilando ódio contra mulheres, negros, homossexuais, índios e pobres. Quem nunca ouviu o famoso “só não estupro você porque você é feia”, na discussão com a deputada Maria do Rosário? Ou o “os quilombolas não servem nem pra recriar”?

A mais recente fala misógina foi do general Mourão, que disse que “famílias sem pai e avô são fábricas de desajustados”. Após a repercussão negativa, Mourão tentou consertar e só piorou, ao dizer que ele se referia “às famílias que têm poucos recursos”, ou seja, famílias pobres chefiadas por mulheres.

Eu poderia entrar aqui em vários outros elementos que tornam uma possível vitória de Bolsonaro numa verdadeira tragédia para os direitos dos trabalhadores e para as garantias democráticas, mas, por hora, quero apenas me solidarizar com a luta das mulheres que serão as responsáveis pela derrota desse senhor.

Quem quiser mais informações sobre as manifestações basta acessar o link: https://www.facebook.com/events/2207007536255229/

*José Afonso da Silva, militante do PSOL de Taboão da Serra e responsável pela secretaria do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), tem coluna publicada às sextas-feiras no VERBO ONLINE

> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE

comentários

>