Após quase 10 anos, 2º DP abre em fevereiro, só em ‘horário comercial’

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Depois de quase dez anos “no papel” e objeto de promessas de políticos para se elegerem, a segunda delegacia de Taboão da Serra deve, finalmente, começar a funcionar no mês que vem, em prédio alugado na estrada Kizaemon Takeuti no Jardim Roberto (Pirajuçara). O distrito policial nunca chegou a ser instalado na cidade, com mais de 260 mil moradores, apesar de o governador Geraldo Alckmin (PSDB) ter assinado decreto de criação em 2006 – ano eleitoral.

Imóvel que receberá a 2ª delegacia de Taboão, na estrada Kizaemon Takeuti no Jardim Roberto, Pirajuçara

Diferente de outras cidades com população igual ou menor, como a vizinha Embu das Artes, Taboão conta com uma única delegacia, no centro, que concentra as ocorrências gerais no município. A instalação ocorre quando, nos últimos meses, em reuniões do Conseg Monte Alegre, o 1º DP tem sido alvo frequente de reclamações de moradores, que se queixam de mau atendimento como a demora na elaboração de boletim de ocorrência e falta de funcionários.

Em 2014, Cida Borghi deixou a presidência do Conseg com críticas também à Polícia Civil. “Não quero ser interpretada como crítica ao governo estadual, de maquiar os indicadores, não é isso. A irrealidade de dados de segurança se deve ao desinteresse de uma parcela da população que deixa de registrar o necessário boletim de ocorrência policial, não por seu desejo, mas pela demora no atendimento decorrente de baixo efetivo e, por vezes, falta de material”, afirmou.

Em imóvel ao lado de comércios que já foram vítimas de assaltos recentemente, inclusive de hipermercado – D’avó – que teve caixas eletrônicos estourados por uma quadrilha há seis meses, o 2º DP está em fase de instalação de equipamentos operacionais. “Localizado na região do Pirajuçara, os moradores não terão que ir para o centro fazer suas ocorrências agilizando assim o atendimento nas investigações”, ressaltou o prefeito Fernando Fernandes (PSDB).

Mas, conforme apurou o VERBO, membros da cúpula da Polícia Civil na cidade são céticos quanto ao ganho expressivo no combate à criminalidade com o novo DP e afirmam que a medida mais acertada seria a implantação de uma nova companhia da Polícia Militar, que tem a função de repressão e prevenção aos delitos – apontam até o local, no Parque Pinheiros, em substituição à base no bairro. Argumentam que já é possível registrar grande parte dos BOs via online.

Por trás da resistência estaria também o temor de que o 1º DP perca policiais para compor o efetivo do 2º DP sem ter uma redução significativa no volume de trabalho, já que a maioria dos casos ocorre à noite e fins de semana. O 2º DP só vai funcionar de segunda a sexta das 9h às 19h. “O importante é atender as ocorrências em uma região que cresce muito e tem uma das maiores concentrações populacionais de Taboão”, disse o futuro delegado Marcelo Jacobucci.

> Com informações da prefeitura

 

comentários

>