Após romper com Aprígio, Érica sofre ataque do governo com vídeo editado e é chamada de racista

Vereadora não se abateu com retaliação do Executivo. 'Ela está super tranquila. Sinal de que está forte, para movimentar os livre-nomeados de um governo', diz assessor

Especial para o VERBO ONLINE

Érica fala na entrega da medalha 'Zumbi dos Palmares', em que teve discurso editado e chamada de racista pelo governo; vereadora com uma das homenageada | Divulgação

Um dia depois de anunciar rompimento com o prefeito Aprígio (Podemos), a vereadora Érica Franquini (PSDB) sofreu ataque na quinta-feira (30) com um vídeo atribuído ao governo e que chegou a ser compartilhado por livre-nomeados da administração. Ao dizer que não integra mais a base governista durante a sessão da entrega da medalha de “Zumbi dos Palmares”, na quarta-feira (29), Érica teve o discurso editado para ser “ridicularizada” perante a população.

Érica deixou de apoiar o governo após constantes pedidos de serviços de zeladoria não atendidos pelos auxiliares mais próximos de Aprígio. Na própria sessão, ela disse ficar “triste” diante de “secretários que não atendem telefone de vereador”. Ela ainda viu o Executivo promover pré-candidatos a vereador na própria base eleitoral, a área do Intercap. “Sou uma mulher de garra, de coragem, de palavra. Até hoje eu estive no governo, defendendo e lutando, por tudo”, declarou.

Em meio à fala sobre o desgaste de ser aliada de Aprígio, Érica falou da luta dos negros, em especial das mulheres, e virou alvo do governo. Com o título “Fala sem noção e racista da querida vereadora de Taboão da Serra”, o vídeo faz chacota quando Érica troca o nome de “Palmares” (quilombo liderado por Zumbi) por “Palmeira” e diz “Como eu queria ter nascido negra” com exibição de reportagens sobre as mulheres negras serem as maiores vítimas no parto e por feminicídio.

No entanto, quanto à declaração de Érica sobre identidade, ainda que questionável, o vídeo foi manipulado e não mostra o contexto da fala. O material foi postado em grupos de rede social vinculados ao Executivo e ao prefeito. “Eu vi”, disse um livre-nomeado consultado pelo VERBO. Outra funcionária comissionada do governo Aprígio, Ana Carolina Santana Rodrigues, encaminhou o vídeo ao “Jornal Atual”. Ela ainda escreveu: “Vereadora comete gafe e faz falas sem noção”.

Procurada, Ana Carolina confirmou que compartilhou o vídeo e justificou a fala, mas falou não querer ver exposto o que disse. “Se qualquer coisa daqui for publicada, não tenha dúvidas de que haverá processo”, disse. Diante da reação, este portal não publicará o teor. A comissionada é jornalista e ocupa o cargo de “assessora especial” – um dos postos julgados ilegais pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. O vídeo também foi postado em grupo do movimento de cultura.

Indagada pela reportagem sobre o vídeo, Érica preferiu não falar. Mas o assessor João Menezes se pronunciou pela vereadora e falou sobre os ataques do governo. “Ela está super tranquila. Agora, vai andar, fiscalizar e conversar com a população. Hoje [sexta], conversamos muito sobre tudo. E a tranquilidade está pairando sobre ela”, disse. Ele disse saber que livre-nomeados estão espalhando o vídeo. “Sinal de que ela está forte, para movimentar os LNs de um governo”, afirmou.

> Colaborou a Redação

VEJA O VÍDEO EDITADO, ATRIBUÍDO AO GOVERNO APRÍGIO, QUE ATACA ÉRICA FRANQUINI

Vídeo – Reprodução

comentários

  • Deve ser coisa do SEM FUTURO do Mario de Freitas!!! Podem esperar mais fake news nas eleições. Esse secretariozinho só serve para lançar fake news em jornalzinho nas casas das pessoas.

  • E o troféu Óleo de Peroba desse ano vai para????
    simmm ela mesma, nunca fez uma para sair do 0 com os funcionários a não ser os dela e agora vem com essa conversa fiada de tarifa zero, então bora trabalhar ponha para votar faz andar o processo se mexe dai eu retiro o que eu disse, se não só vou ter certeza do que já desconfio.

  • >