Brasil deixa escapar vitória na prorrogação, cai em pênaltis e é eliminado da Copa

Especial para o VERBO ONLINE

Danilo tenta marcar volante croata; pelo lado direito com 'clarão', a Croácia iniciou contra-ataque que resultou no empate na prorrogação | Lucas Figueiredo/CBF

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE

O Brasil deixou escapar a vitória que valeria a passagem para a semifinal a 4 minutos do fim da prorrogação após duelo de 90 minutos muito duro e caiu nos pênaltis diante da Croácia, para ser eliminado da Copa do Mundo do Catar, nesta sexta-feira (9), no estádio Cidade da Educação, em Doha. Para ser campeão era preciso não ser pela sexta vez eliminada nas quartas-de-final, mas a seleção não conseguiu quebrar o tabu e adiou o sonho do hexa.

Mesmo com os titulares mais descansados que os adversários, o Brasil deixou ser envolvido pela cadência de jogo da Croácia e foi travado. Só aos 20 minutos, incomodou a defesa croata, mas Neymar bateu fraco e no meio do gol. A equipe tambem não conseguiu se livrar da boa marcação eslava na intermediária. Por outro lado, a Croácia era rápida no contra-golpe, com lançamentos para Perisic. O primeiro tempo terminou com irritante 0 a 0 no placar.

Na segunda etapa, logo aos 2 minutos, Richarlison completou cruzamento rasteiro, mas o excelente goleiro Livakovic tirou com o pé. Aos 9, Neymar parou novamente no camisa 1 croata. Tite substituiu Raphinha por Antony e Vini Júnior por Rodrygo, com a segunda troca contestada, quando se torcia pela entrada de Rodrygo no meio e permanência de Vini Júnior, considerado o jogador mais perigoso da seleção nacional. A equipe até melhorou, mas não o suficiente.

A Croácia conseguiu o objetivo de empurrar o jogo para a prorrogação, como tinha se classificado às quartas contra o Japão. O Brasil, pouco inspirado, continuou a bater no muro croata. Até que Neymar tabelou com Paquetá na entrada da área, passou por um zagueiro e pelo goleiro e chutou no alto, para enfim fazer 1 a 0, já nos acréscimentos dos primeiros 15 minutos de tempo extra. Com gol de Neymar, então apagado no jogo, o sofrimento parecia ter acabado.

Mas o Brasil “deu” o empate. Aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação, em vez de se fechar em jogo de Copa e dramático, cometeu pecado mortal. Após Casemiro, no campo ofensivo, desarmar para trás, a seleção, desorganizada, deixou um clarão na lateral direita para o contra-ataque croata. Após cruzamento para a entrada da área, Petkovic chutou, a bola desviou em Marquinhos e Alisson não alcançou, em balde de água fria na equipe.

Com o fim da prorrogação mais ganha na história da seleção, Tite não foi até os comandados elevar o moral abalado e deixou os auxiliares falarem com os atletas sobre os pênaltis. Pior, deixou Neymar para chutar o quinto tiro, mas o melhor batedor nem pôde cobrar. Rodriygo desperdiçou logo a primeira cobrança, nas mãos de Livakovic. Casemiro e Pedro fizeram. Mas Marquinhos acertou a trave, para o Brasil – derrotado por 4 a 2 – dar adeus à Copa do Catar.

FICHA TÉCNICA
Brasil 1 (2) x (4) 1 Croácia
Copa do Mundo do Catar

Local: estádio Cidade da Educação, em Doha
Público: 43.893 torcedores
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Assistente 1: Stuart Burt (Inglaterra)
Assistente 2: Gary Beswick (Inglaterra)
VAR: Pol Van Boekel (Holanda)
Brasil – Alisson; Éder Militão (Alex Sandro), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo; Casemiro e Lucas Paquetá (Fred); Raphinha (Antony), Neymar, Vini Júnior (Rodrygo) e Richarlison (Pedro) – téc.: Tite
Croácia – Livakovic; Juranovic, Lovren, Gvardiol e Sosa (Budimir); Brozovic (Orsic), Modric e Kovacic; Pasalic (Vlasic), Kramaric (Petkovic) e Perisic – téc.: Zlatko Dalic
Gols – Neymar (Brasil) – aos 16 1º T Prorrogação; Petkovic (Croácia) – aos 11 min 2º T Prorrogação

comentários

>