Brasil vence 1º Sul-Americano de Flag Football; Itapecerica celebra sediar esporte ‘que ganha corpo’

Especial para o VERBO ONLINE

Seleção brasileira feminina, que venceu o 1º Sul-Americano de Flag Football, assim como os homens; Itapecerica recebe esporte que visa Olimpíadas de 2028 | PMIS

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra sediou o 1º Sul-Americano de Flag Football (jogo derivado do futebol americano), no último fim de semana, de sexta-feira (2) a domingo (4). O campo do Aliança, no Parque Paraíso, recebeu as partidas do torneio internacional do esporte -, que deve virar olímpico a partir de 2028, em Los Angeles (Estados Unidos). Cinco seleções participaram da competição: Argentina, Colômbia, Uruguai, Chile e o Brasil, com os itapecericanos como anfitriões.

Organizado pela CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano), em parceria com a Prefeitura de Itapecerica, o evento movimentou a cidade durante os três dias – desde a abertura na sexta-feira à noite, no ginásio municipal, com direito a tocha olímpica, shows e apresentação das seleções, passando pelos jogos emocionantes até o fechamento no domingo à noite, em clima de alegria e confraternização, segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Para coroar o torneio, a seleção brasileira se sagrou campeã tanto no feminino quanto no masculino. As mulheres – que ficaram com a quarta colocação no Mundial disputado no ano passado em Israel, sobraram na competição e venceram a Colômbia por 34 a 12. Os homens também fizeram campanha irrepreensível, porém com roteiro mais emocionante. Em jogo equilibrado, os brasileiros derrotaram os maiores rivais, os argentinos, pelo placar de 35 a 33.

O secretário Geraldo Pedroso (Esporte) comemorou Itapecerica receber “uma modalidade que está começando a ganhar corpo”. “Sabemos que o futebol americano e o flag football estão caminhando juntos com o objetivo de em 2028 [Olímpiadas] mostrar ao mundo o que essa modalidade representa”, disse. “Sediar este grande campeonato internacional na cidade, recebendo todas as delegações, é uma grande honra”, disse o prefeito Francisco Nakano (PL).

comentários

>