Gestão Nakano adverte moradores que não se vacinaram contra covid, mas ainda dificulta acesso

Especial para o VERBO ONLINE

Nakano (de óculos) e profissionais de saúde; prefeito dá exemplo ao incentivar vacinação, mas não ao abrir UBSs para imunizar só em meio período |Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O governo Francisco Nakano (PL) advertiu nesta segunda-feira (20) os moradores de Itapecerica da Serra que ainda não se vacinaram contra a covid-19 para comparecerem a um dos postos de vacinação e receber o imunizante. A Autarquia Municipal de Saúde informa que a primeira dose da vacina contra o coronavírus está disponível para todas as pessoas – adolescentes ou adultos – com idade acima de 12 anos. Porém, ainda dificulta o acesso.

Segundo a autarquia, a vacina também está disponível aos moradores que já tenham tomado a primeira dose e estejam no prazo ou mesmo que já tenham perdido a data estipulada para receber a segunda dose. Para garantir a imunização, é importante ficar atento à carteira de vacinação e respeitar a data indicada para receber a segunda dose – inclusive, a proteção máxima só acontece duas semanas após a aplicação da dose final ou da dose única.

“De acordo com especialistas, quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menor será a quantidade de pessoas que irão se hospitalizar e que terão sintomas graves da doença. Por isso, é muito importante que todos que estão na idade de receber a vacina procurem se imunizar, sobretudo neste momento em que o Estado de São Paulo registra casos da variante delta, que é mais transmissível e mais resistente”, diz a autarquia ao falar em “alertar os faltosos”.

O órgão garante que Itapecerica tem imunizantes suficientes e se mobiliza para atender toda a população, “mas é fundamental a adesão de todos no combate a essa pandemia”, diz. Contudo, na contra-mão do discurso, o governo Nakano continua a vacinar contra o coronavírus nas UBSs apenas das 8h às 13h, e só atende em período integral, das 8h às 17h, no Centro de Referência de Covid – à tarde, moradores dos bairros têm que se deslocar ao centro.

O horário reduzido nas UBSs explica a posição de Itapecerica no ranking. Desde maio, segue no fim da fila no início do esquema vacinal. É o 623º entre os 645 municípios paulistas. Segundo o Estado, o município vacinou 123.743 pessoas, ou 69,7% da população. Na região (oito cidades), é o último. Já na vacinação completa, imunizou 72.721 munícipes com a segunda dose e 4.141 com a dose única, 43,26% dos habitantes. É apenas o quinto na região.

SERVIÇO – Onde se vacinar em Itapecerica da Serra
Unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família
Segunda a sexta-feira, das 8h às 13h
Centro de Referência da Covid (r. Felipe Callieira, 158-B, Jardim Tereza Maria/Centro)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

ITAPECERICA É O 623º NO ESTADO E ÚLTIMO NA REGIÃO NA 1ª DOSE; NA 2ª, É O 5º ENTRE 8 MUNICÍPIOS

Fonte: Governo de São Paulo (dia/horário: 20.set.2021 18:00:47)
Fonte: Governo de São Paulo (dia/horário: 20.set.2021 18:00:33)

comentários

>