Após alerta do Estado, Nakano fecha comércios e serviços não essenciais a partir de 2ª-feira

Especial para o VERBO ONLINE

Itapecerica no largo da Matriz; com orientação do Estado para que Itapecerica volte à fase vermelha, Nakano decretou restrição por prazo indeterminado | Verbo

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

Apesar de manter a região na fase amarela do plano de flexibilização da quarentena, o governo de São Paulo colocou Itapecerica da Serra em alerta – entre 43 cidades – por ter ocupação hospitalar de pacientes graves com covid-19 de 80%, no mínimo, e recomendou que a cidade regrida à etapa vermelha. O prefeito Francisco Nakano (PL) acatou a orientação e decretou o fechamento de atividades não essenciais a partir de segunda-feira (18).

Nakano, que é médico, baixou a norma neste sábado (16), um dia após a orientação do Estado. O decreto nº 3.115 fala em “reestabelecimento de medidas temporárias e emergenciais de prevenção de contágio pelo coronavírus (covid-19), bem como o fechamento total ou parcial de comércio”. No artigo 3º, o texto diz que “fica determinado o fechamento das portas dos estabelecimentos comerciais” não essenciais por “prazo indeterminado”.

No decreto, Nakano autoriza a abertura de farmácias, supermercados, açougues, peixarias, hortifrúti, quitandas, centros de abastecimento de alimentos, lojas de venda de água mineral e de alimentos para animais, distribuidores de gás. Padarias poderão abrir, mas não vender refeições e lanches para consumo no balcão. Postos de combustíveis poderão funcionar, mas igualmente sem venda e consumo de produtos nas lojas de conveniência.

Restaurantes e lanchonetes poderão funcionar, mas também sem consumo no local. O artigo 2º diz que, “visando a manutenção dos empregos e renda dos sistemas produtivos dos comércios, das indústrias e de outros serviços, são permitidas vendas remotas”, com entregas ou nas portas, mas sem aglomerações, “inclusive nas filas externas”. O estabelecimento deverá orientar o distanciamento mínimo de um metro ou poderá ter o alvará cassado.

Comércios e serviços não essenciais não poderão abrir, com exceção de salões de cabelereiros, lojas de cosméticos, perfumarias, produtores de higiene pessoal e doméstica e casas lotéricas. Em caso de resistência ao cumprimento da ordem de fechamento do comércio, indústria ou serviço, os fiscais “estão autorizados a baixar e lacrar as portas, determinar a condução do proprietário, gerente ou responsável à delegacia”, diz o decreto.

Itapecerica registra 184 mortes e 3.183 casos de covid-19 desde o início da pandemia, neste sábado (16). Investiga sete óbitos e 87 casos suspeitos. O município tem taxa de mortalidade de 103,56 óbitos por 100 mil habitantes, a segunda mais alta entre as oito cidades da região sudoeste (Conisud). A taxa de ocupação de leitos de UTI para covid de Itapecerica é de exatos 80%, acima da Grande São Paulo toda (capital e mais 38 municípios), que é de 69%.

LEIA DECRETO QUE IMPÕE FECHAMENTO E RESTRIÇÕES A ATIVIDADES NÃO ESSENCIAIS EM ITAPECERICA

comentários

>