Juquitiba notifica duas mortes na semana e passa a ter 11 óbitos pela covid; casos têm queda expressiva

Especial para o VERBO ONLINE

Instituto do Câncer (Icesp), onde estava internado morador de 86 anos que veio a óbito pela covid registrado na 2ª; Juquitiba ultrapassou 600 casos | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Juquitiba

Juquitiba registrou duas mortes pela covid-19 nesta semana e chegou a 11 óbitos no total. A então mais recente vida perdida para a doença tinha sido notificada há cerca de 20 dias, no dia 5. As novas vítimas do novo coronavírus são dois homens, um de 86 anos morador do bairro do Soares que tinha câncer e estava internado no Instituto do Câncer e outro de 67 do bairro Palmeiras que era assistido no Pronto-Socorro Central de Itapecerica da Serra.

Juquitiba registra o óbito de sete homens e quatro mulheres – quatro entre 60 e 69 e 70 e 79, cada, e três com 80 anos ou mais. Tem taxa de letalidade de 1,8% – a mais baixa entre as oito cidades locais -, com o registro de 602 casos. Após disparada na segunda semana, com até 80 casos por dia, o número de infectados começou a cair na semana passada e tem confirmação da tendência – neste início de semana, fica em torno de dez a mais por dia.

Juquitiba registra nesta quarta-feira 4,85 casos por dia de média móvel dos últimos sete dias (34 no total), 87% a menos ante 14 dias atrás, quando a média era de 36,57 infectados por dia (256 ao todo). Ou seja, o índice confirma a redução – expressiva – de novos casos de coronavírus. Dos 613 munícipes que contraíram o vírus (incluídas as vítimas fatais), 533 já se recuperaram, isto é, 86,9% do total – os restantes 69 infectados estão em tratamento.

Segundo boletim desta quarta-feira (26), Juquitiba notifica ainda um óbito em investigação, sendo que 12 foram descartados como covid-19 como causa, e também 22 casos suspeitos – outros 308 registros também deram negativo. A Secretaria Municipal de Saúde reforça pedido aos moradores para que “respeitem os avisos e cumpram as orientações de isolamento” e pede ainda que cada um “mantenha as mãos higienizadas e use máscara”.

comentários

>