Idosa do Barnabés é 1ª morte de Juquitiba por covid-19; jovem rebate ‘fake’ e diz ‘fique em casa’

Especial para o VERBO ONLINE

Hospital Geral do Pirajuçara, em Taboão da Serra, onde estava internada mulher de 74 anos 1º óbito de Juquitiba pelo novo coronavírus | Adilson Oliveira/Verbo

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Juquitiba

Juquitiba registrou nesta segunda-feira (13) a primeira morte pelo novo coronavírus, comunicou a prefeitura. A vítima é uma mulher de 74 anos moradora do distrito do Barnabés que esteve internada no Hospital Geral do Pirajuçara – ela morreu em 1º de abril. O óbito estava em investigação e se aguardava o resultado do laboratório para o exame colhido – saiu após 12 dias. Na manhã da segunda, a administração recebeu a confirmação da causa por covid-19.

A idosa, que tinha doença renal, não chegou a passar pelo serviço de saúde municipal e foi internada no HGP em 31 de março. “Essa paciente fazia hemodiálise, ia na nossa hemodiálise, porém no dia que passou mal acabou ficando internada no Pirajuçara, e entrou em óbito no outro dia. […] A família foi monitorada, e nenhum familiar teve sintoma, desde o dia da morte, que foi no dia 1”, disse ao canal “Agora É Sério” a secretária Roberta Rocha (Saúde).

O boletim municipal de segunda informava, além da primeira vítima fatal, outras duas mortes em investigação para se saber se a causa foi a covid-19 e um óbito descartado – exame deu negativo para o novo coronavírus. O informe apontou ainda um munícipe infectado e quatro casos suspeitos, além de quatro notificações descartadas. O balanço desta terça-feira (14) ficou quase inalterado, à exceção dos casos de possível infecção – agora são cinco.

A prefeitura diz que os casos suspeitos são monitorados por 14 dias pela Vigilância Epidemiológica, “através de contato telefônico com a família que reside no mesmo endereço do paciente”. “Cada vez mais casos aparecendo em Juquitiba, e a população fazendo fila em tudo quanto é lugar. Deveria haver uma melhor fiscalização da prefeitura”, alertou o morador Valdecy Silveira. “A calçada da lotérica não dá nem para passar!”, concordou Giovana Perrone.

A notificação do único morador de Juquitiba com covid-19 até o momento ocorreu no dia 5. José Gabriel, de 20 anos, postou um vídeo no dia 6 para falar sobre o estado de saúde, e desmentiu “fake news” de que tinha morrido. “Sou o primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade de Juquitiba. […] Entre quarta e quinta-feira [1º e 2 de abril] foram os dias em que senti os sintomas. Quinta-feira, fiz o exame, e na sexta saiu o resultado, como positivo”, contou.

“Desde então, mantenho as orientações de seguir em isolamento, isolamento da minha família. Hoje meu quadro clínico é estável, estou bem, não morri como algumas pessoas estão dizendo, e faço um pedido: compartilhe esse vídeo da mesma maneira que compartilharam fotos, mensagens minhas. Para que a população veja que eu estou bem e que ninguém fique assustado. E faço um apelo para você que pode: fique em casa”, disse José Gabriel.

VEJA VÍDEO EM QUE JOVEM 1º CASO CONFIRMADO DE COVID-19 DE JUQUITIBA FALA SOBRE ESTADO DE SAÚDE

comentários

>