Infectados pelo coronavírus sobem para 12 em Taboão; pacientes estão em casa

Especial para o VERBO ONLINE

Quadro do coronavírus nesta 3ª em Taboão da Serra, que continua a registrar uma morte pela covid-19, de uma moradora de 84 anos, há uma semana | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O número de moradores infectados pelo novo coronavírus em Taboão da Serra aumentou 50% e chegou a 12, informou a prefeitura na manhã desta terça (31). Até esta segunda, eram oito notificações confirmadas. Os casos suspeitos no município também cresceram, de 116 para 139, acréscimo de cerca de 20%. Já o número de descartados passou de 16 para 19. Taboão continua a registrar uma morte pela covid-19 – uma idosa de 84 anos, há uma semana.

A prefeitura informou à reportagem que os pacientes estão em casa, em isolamento domiciliar. O sexo não foi divulgado. Taboão teve o primeiro caso positivo de covid-19 no dia 19 – no país, foi em 25 de fevereiro, na capital paulista. Há uma semana, o prefeito Fernando Fernandes (PSDB) anunciou a criação de leitos de retaguarda, de suporte ao atendimento nos pronto-socorros, no Ser (serviço de reabilitação), no Jardim Guaciara (Pirajuçara).

O espaço, que está sendo adaptado para se tornar o centro médico contra o coronavírus, terá 40 leitos principais e outros 17 de observação, para os casos menos graves. O prefeito visitou a unidade no sábado, ao lado do presidente da Câmara, Marcos Paulo (Cidadania), e do secretário Daniel Bogalho (Manutenção). Diante de Fernando, Daniel disse que “até quinta-feira entregaremos esta unidade para a Secretaria da Saúde fazer a prevenção contra o coronavírus”.

A prefeitura continua a orientar que os moradores mantenham o distanciamento social e evitem sair de casa, a não ser quando for realmente preciso. Também reforça para que não vão às unidades de saúde se o caso não for grave, para diminuir os riscos de contaminação. Fernando disse na sexta (27) que a quarentena – que já dura dez dias – é necessária para que muitas pessoas não sejam infectadas ao mesmo tempo e não sobrecarreguem o sistema.

comentários

>