Após oposição ‘dissimulada’ de Nóbrega, Fernando exonera Olívio e servidores indicados pelo vereador

Especial para o VERBO ONLINE

Ao lado do irmão, Anderson, Nóbrega faz vídeo em Embu com "propostas" para Fernando, que reage e refuta "politicagem" na pandemia de covid-19 | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) voltou a romper com Eduardo Nóbrega (PSDB) e demitiu os servidores indicados pelo vereador, incluído o secretário de Governo, Olívio Nóbrega, pai de Eduardo. A informação foi publicada pelo “Taboão em Foco” e confirmada pelo VERBO. Indagado pela reportagem se Olívio tinha sido exonerado, um membro do governo próximo ao prefeito disse que não apenas o secretário. “Sim. Todos”, afirmou.

Nóbrega é pré-candidato a prefeito de Taboão nas eleições previstas para outubro. Ele anuncia a decisão desde 2017, mas, embora no PSDB, acabou não escolhido para a disputa pela sigla pela maioria do governo, pelo próprio prefeito e também pela deputada Analice Fernandes (PSDB), mulher de Fernando. Em janeiro, Fernando lançou Daniel Bogalho, secretário de Manutenção, à sucessão. No último dia 8, Analice manifestou oficialmente apoio a Daniel.

A relação entre Nóbrega e Fernandes era histórica, de mais de 30 anos, mas se deteriorou muito após as eleições em 2018, quando vereadores do “bloco independente e harmônico” romperam com o governo para apoiar candidatos lançados pelo prefeito de Embu das Artes, Ney Santos (Republicanos) – do grupo rebelde, que tinha quatro membros do PSDB, Nóbrega era considerado o mentor. Contudo, sete meses depois, Nóbrega se reconciliou com Fernando.

Fernando teria resolvido expurgar o grupo dos Nóbrega por não se dar ao luxo de manter comissionados adversários e preterir novos apoiadores ao postulante que lançou. Ele notou a movimentação vigorosa do vereador de levar a pré-candidatura à frente e fazer oposição “dissimulada” ao governo, não acintosa. Quando anunciou sair do PSDB, a caminho do MDB, no dia 10 – dois dias após Analice optar por Daniel -, Nóbrega disse que não faria críticas à gestão.

No entanto, no fim da noite de segunda (23), em vídeo feito na inauguração do centro de combate ao coronavírus em Embu, instalado por Ney, desafeto de Fernando, Nóbrega disse “propor” a criação de um hospital de campanha em Taboão e a suspensão do IPTU durante a pandemia. No dia seguinte (24), também em vídeo, Fernando reagiu e alfinetou Nóbrega ao sugerir exploração política pelo vereador, ao falar das medidas do município contra a covid-19.

“Nossas ações seguem protocolos da Secretaria de Saúde do Estado e a orientação de infectologistas. Nessas horas não existe espaço para politicagem. O que precisamos é de política pública de saúde responsável. Precisamos de médicos, enfermeiros, profissionais de saúde, protegidos e organizados, para poderem dar o melhor atendimento”, disse Fernando, fala vista também como estocada em Ney – que chamou políticos para o ato e causou aglomeração.

comentários

  • A muito precisamos dessa tal política pública de saúde de foram responsável

  • >