Embu tem 1º caso de coronavírus; infectado é enfermeiro da rede privada, diz Ney

Especial para o VERBO ONLINE

O secretário Raul (Saúde) participa de 'live' do prefeito Ney em que foi confirmado o primeiro caso de coronavírus em Embu das Artes - e da região | Reprodução

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Embu das Artes registrou o primeiro caso de coronavírus, nesta terça (17). O governo Ney Santos (Republicanos) aguarda, porém, a notificação oficial da Secretaria Estadual de Saúde, já que o exame que confirmou a doença foi realizado na rede particular de saúde. No início da noite, o secretário municipal de Saúde, Raul Bueno, confirmou ao VERBO que um morador foi infectado pelo vírus – o registro da covid-19 na cidade é também o primeiro da região.

“[Temos] Um relato [de confirmação de coronavírus], que estamos aguardando notificação do Estado, que não passou pela nossa rede”, revelou Raul à reportagem. Ele afirmou, porém, que o homem “já está sendo orientado e acompanhado”. Em “live” em uma rede social nesta noite, Ney disse que o paciente seria um enfermeiro que trabalha em um hospital particular. Ele não falou a idade, mas disse que o munícipe seria jovem e tem estado clínico bom.

O secretário de Governo, Jones Donizette, só informou depois das 20h30, em nota, sobre o caso, apesar de indagado pela imprensa ainda durante a tarde. “A prefeitura ainda não foi informado [sic] oficialmente pela secretaria do Estado de São Paulo. Mas já temos ciência do caso em nossa cidade, mesmo sem a confirmação oficial. A secretaria de saúde já está fazendo todos os procedimentos necessários com o paciente, familiares e pessoas próximas”, disse.

À reportagem, Raul disse que Embu tem outras quatro suspeitas de coronavírus. Em uma rede social, uma jovem postou que o namorado tem a doença. “Gente, sinto em informar que o vírus chegou no Embu. Domingo o Vini não estava se sentindo bem e foi para o hospital, onde realizou o teste e hoje de manhã saiu o resultado, deu positivo para o vírus”, relatou. Ela disse não ter feito o teste. “Não vou sair de casa por enquanto, estou com tosse só.”

Em vídeo, ele disse ter o vírus. “Esta semana estava com febre, dor no corpo, um resfriado normal, aparentemente. Fui ao pronto-atendimento do meu convênio, fiz alguns exames […] e o teste do covid-19. Deu positivo, eu adquiri o vírus. […] Hoje estou bem, estou em casa, a orientação médica é para que eu fique em isolamento por 14 dias. Não é brincadeira. Vamos [nos] cuidar e cuidar do próximo”, disse o morador. A prefeitura não se manifestou sobre o caso.

1ª MORTE
Nesta terça (17), foi confirmado, na capital paulista, o primeiro óbito pelo coronavírus. A vítima é um homem de 62 anos com doenças crônicas (diabetes e hipertensão), sem histórico de viagem. Ele teve sintomas em 10 de março, foi internado no dia 14, na UTI de um hospital privado no Paraíso (zona sul), e morreu nesta segunda (16). Outros quatro óbitos estão em investigação. O Estado de São Paulo tem 164 casos confirmados, provavelmente incluído o de Embu.

comentários

>