Gestão Ney chama usuários para cadastro para bilhete eletrônico do transporte

Especial para o VERBO ONLINE

Ônibus em produção em fábrica em Caxias do Sul, de onde sairão coletivos novos para Embu, segundo o prefeito Ney (com imagem refletida na lataria) | Divulgação

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Os usuários do transporte municipal de Embu das Artes deverão fazer um novo cadastramento para bilhetagem eletrônica, a partir de segunda-feira (9) até 1º de outubro, anunciou o governo Ney Santos (Republicanos). Os pontos para se cadastrar serão a praça de atendimento no Santo Eduardo, a Secretaria de Trabalho e Emprego, no Santa Tereza, e a prefeitura (centro). A gestão informa que o processo é necessário por conta da mudança de empresa.

O governo promete que o novo sistema será moderno, antifraude e terá também reconhecimento facial. Avisa que a partir de 7 de outubro o atual cartão BEM não será mais aceito e orienta que os usuários devem utilizar a recarga de seus cartões antes dessa data. Segundo a gestão, serão cadastrados: grupo prioritário, estudantes e passageiros comuns e, paralelamente, será feito um trabalho junto às empresas que oferecem vale-transporte aos funcionários.

O novo cadastramento de bilhetagem eletrônica faz parte da transição de empresas. No dia 7 de outubro (segunda-feira), a JTP Transportes Serviços, Gerenciamento e Recursos Humanos Ltda. deve começar a operar na cidade. A gestão Ney diz que o objetivo da troca da Transartes pela nova viação é oferecer um serviço de ônibus de qualidade aos munícipes, com melhores condições para mais de 25 mil pessoas que utilizam diariamente o transporte público.

Contratada por meio de licitação, A JTP – que tem sede em Barueri (Grande São Paulo) – vai oferecer uma frota com 75 ônibus, dos quais 20 serão 0 km, equipados com ar-condicionado, tomadas USB e câmeras de monitoramento, além de novo leitor de bilhetagem com reconhecimento facial. A governo diz que um aplicativo será disponibilizado para localização dos ônibus em tempo real. A JTP fará a operação do serviço por 20 anos, conforme a concessão.

Um informe enviado pelo governo à imprensa não diz que os ônibus novos terão wi-fi, apesar de o prefeito prometer. “[Os ônibus rodarão], transportando nossos passageiros com segurança, conforto, levando também a tecnologia, todos os ônibus vão ter wi-fi”, disse Ney, durante visita a fábrica em Caxias do Sul (RS) que, segundo ele, estavam produzindo os coletivos 0 km que circularão em Embu. Curiosamente, empresário da JTP não acompanhou a visita.

Ney fez marketing da aparição na linha de montagem da Neobus (controlada pela Marcopolo, líder na produção de carrocerias de ônibus) para alardear que Embu terá ônibus novos. Porém, questionado pelo VERBO se todos os coletivos serão 0k, ele revelou, em primeira mão, que não e a frota. “São 75 ônibus no total. Estão sendo fabricados 20 agora, 2019-2020, conforme edital. Os outros 55 são semi-novos”, disse. Ele falou em renovação no futuro.

A reportagem flagrou ônibus velhos, de 2011/2012, estacionados à espera de reforma em um galpão em Embu, além de outros recondicionados dias antes – os coletivos rodavam em outro Estado, até têm ainda no vidro traseiro publicidade do Rio. O governo diz que o critério da contratação da JTP foi o menor custo apresentado e que a tarifa ficará em R$ 4. Porém, a gestão Ney subiu o preço, em abril, após já ter anunciado a JTP como vencedora da licitação.

PONTOS DE CADASTRAMENTO PARA NOVA BILHETAGEM ELETRÔNICA DO TRANSPORTE MUNICIPAL DE EMBU
De segunda-feira (9) até 1º de outubro
Jardim Santo Eduardo
Praça de Atendimento – (estr. de Itapecerica a Campo Limpo, 2.673) – tel.: (11) 4203-1846
Segunda a sábado, das 8h30 às 17h; domingo, das 8h às 12h
Jardim Santa Tereza
Secretaria de Trabalho e Emprego/”Fábrica de Empregos” (r. Cerqueira César, 846) – tel.: (11) 4243-5296
Segunda a sábado, das 7h às 17h; domingo, das 8h às 12h
Centro
Praça de Atendimento/Prefeitura (r. Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114) – tel.: (11) 4785-3500
Segunda a sábado, das 8h30 às 17h; domingo, das 8h às 12h
fonte: Prefeitura de Embu das Artes

comentários

    • Fábio, vai substituir o BEM, do transporte municipal de Embu das Artes. O BOM é intermunicipal, de linhas gerenciadas pela EMTU.

    • Elizete, a prefeitura avisa que os créditos devem ser usados ou esgotados até 6 de outubro para não perder. Depois, o cartão BEM não será mais aceito.

      • Teria que ter uma maneira de transferir o crédito para o novo cartão…não acho que seja certo a empresa do bilhete bem ficar com os valores do cartão, isso é lesar o usuário, acho uma falta de cuidado para com o cidadão, pois nosso dinheiro é ganho com muito sacrifício!!!

  • Então….Ñ está certo,porque aqui no Jardim Sta Clara a Vila Marajoara é bem no alto e precisamos do ônibus para poder subir, até o mercado do Rubens ñ adiantará nada, estou indiguinada com o nosso Prefeito, não é justo com o povo daqui.

  • Ridículo,

    Temos valores nos bilhetes que são impossíveis de serem usados até o dia 06 de outubro, não a ônibus nas ruas o suficiente, estou trabalhando a 2 meses e desde que a empresa começou a depositar a minha condução no BEM, fui obrigada a muitas vezes ir de carro ou pegar os ônibus da EMTU para não chegar atrasada.
    O valor que está no BILHETE BEM é meu, foi descontado na minha folha de pagamento, indiferente se eu ou a empresa quem depositou.

    Falar para usarmos o valor é muito fácil, quero ver sentar nos pontos e esperar 40 a 50 min um ônibus ou lotação passar. Se precisar ir para o Hospital Geral do Pirajussara, saímos de casa com 2 horas de antecedência ainda correndo o risco de chegar atrasada se for consulta, porque se for urgência é melhor chamar um motorista por APP ou pegar 2 conduções do EMTU e pagar quase 10 reias, porque ninguém sabe quanto tempo vai demorar para passar a lotação.

    É muita vergonha com o trabalhador, o mínimo seria o reembolso do valor, ou pelo menos a transferência do créditos para o novo bilhete., já que esta que a empresa promete tantas melhorias, deveriam começar pensando no trabalhador.

  • >