Chuvisco diz não ter decidido ainda sobre disputar reeleição e ‘estou no páreo’

Especial para o VERBO ONLINE

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Itapecerica da Serra

O prefeito de Itapecerica da Serra, Amarildo Gonçalves, o Chuvisco (PMDB), afirmou na sexta-feira (3) que ainda não decidiu sobre a candidatura à reeleição e que está “no páreo” até pelo menos esta semana, quando deve definir o próprio futuro político. A seis meses do fim do governo, ele avalia que, apesar da turbulência política na cidade, faz “uma boa administração” que o credencia a disputar de novo o Executivo, mas diz considerar “questões familiares”.

Prefeito Amarildo Chuvisco na festa de lançamento do rodeio em Itapecerica ao falar sobre futuro político
Prefeito Amarildo Chuvisco (PMDB) na festa de lançamento do rodeio em Itapecerica ao falar sobre reeleição

“Estou dependendo de algumas situações na segunda [hoje, dia 6]. Por vontade própria e familiar, não sairia mais, mas ainda existe a possibilidade, sim, de eu vir à reeleição, muito embora eu relute. Não por não querer sair. São problemas particulares, familiares, algumas injustiças contra nós, principalmente um processo que ficou três anos pendente”, disse. Em 2012, o prefeito Jorge Costa pediu votos em Chuvisco, que foi denunciado por captação ilícita de sufrágio.

“Isso afeta a família toda, por algo que eu não merecia e que não tinha nada a ver comigo, e outras coisas que deixam a gente chateado”, disse Chuvisco, que não estava na reunião em que Jorge pediu votos para fazer o sucessor – o Supremo Tribunal Federal, em decisão final, o manteve no cargo. Chuvisco é atualmente alvo de investigação sobre desvio de recursos públicos da Câmara, da qual foi presidente na legislatura passada. Ele nega qualquer envolvimento.

Apesar dos sobressaltos, Chuvisco diz governar com responsabilidade. “Nossa administração, com todas as dificuldades financeiras que o país atravessa, tem as contas saneadas, estamos em dia com o funcionalismo e os fornecedores”, afirmou ao destacar que nos quatro anos de gestão deu reposição salarial é que no dia 30 o funcionalismo recebeu 10,47%. “Somos uma das poucas cidades da nossa região, do Estado e talvez do Brasil que conseguiu dar esse reajuste.”

“É porque fizemos e estamos fazendo a lição de casa, num arrocho administrativo muito grande”, reconheceu. Chuvisco disse, porém, que “não estamos deixando de fazer as coisas essenciais”, ao citar que aumentou de 18,6% para 23% a fatia do orçamento na saúde, adquiriu mais quatro ambulâncias. Ele anunciou que em julho deverá entregar 816 apartamentos no Jardim Horizonte Azul. “Desde 2010 estava parado o projeto, nós conseguimos tirar do papel”, disse.

Com a inauguração, o presidente interino Michel Temer, do PMDB de Chuvisco, poderá vir à região. “Dependemos da agenda do governo federal, do presidente, para entregar as casas, já está tudo pronto”, disse Chuvisco, que atribuiu a retomada do projeto ao “bom entendimento que eu tinha e tenho com o governo federal e o governo estadual” – cofinanciador. Ele anuncia também que em julho entrega o ginásio municipal “totalmente reformulado, modernizado”.

“Na nossa administração trouxemos muitos resultados. Mas podem perguntar se mesmo assim eu não quero sair candidato a prefeito, à reeleição, direito que eu tenho. São questões particulares mesmo, se não chegarmos a um denominador comum, eu prefiro dar espaço, deixar que venha outra pessoa. Mas até [esta] segunda-feira ainda estou no páreo”, disse Chuvisco, ao lado da mulher, no lançamento da 38ª Festa de Peão de Boiadeiro de Itapecerica da Serra.

comentários

>