Fernando inaugura ‘Lado a Lado’ no Saporito com cursos para 800 pessoas

Especial para o VERBO ONLINE

Salão para aulas de cabeleireiro no "Lado a Lado" no Jardim Saporito, que oferece também cursos de moda, informática e idiomas

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, no Jardim Saporito, em Taboão da Serra

Setecentos e setenta moradores são os primeiros alunos do novo projeto “Lado a Lado” no Jardim Saporito (região do Pirajuçara), em Taboão da Serra. Os inscritos passam a ter cursos de beleza, moda e estética, informática e idiomas. O prefeito Fernando Fernandes (PSDB) inaugurou o espaço de formação profissionalizante no domingo, dia 9, em cerimônia que reuniu cerca de 500 pessoas. O equipamento também terá práticas esportivas e ginástica para terceira idade.

Prefeito Fernando, vice Laércio, padre Carlos Alberto, deputada Analice e vereadores descerram placa

A escola de beleza oferece cursos de cabeleireiro, maquiagem, corte masculino e penteados, manicure e pedicure, designer de unha. A de moda tem cursos de corte e costura básico, moda íntima, praia e de academia, malharia e moletom. Na terceira ala em que se dividiu o prédio, cursos de design de sobrancelha e depilação. Com turmas de 20 a 24 alunos, cada curso tem duração de três meses e frequência de duas vezes por semana, exceto cabeleireiro e manicure (três aulas).

Fernando disse que o projeto oferece cursos com demanda no mercado para que as pessoas consigam ocupação após a formação. “Hoje, porteiro precisa saber informática, os prédios estão computadorizados”, exemplificou. Ele ressaltou convênio com a Cáritas São Pedro, responsável pela contração de pessoal e compra de materiais dos cursos de beleza e moda. “O sr. é cúmplice”, brincou ao retribuir votos de sucesso do padre Carlos Alberto de Souza, presidente da entidade.

Com as vagas iniciais preenchidas, novas inscrições serão abertas no segundo semestre – o projeto tem lista de espera já de 200 pessoas. Moradora do Jardim Suiná, a diarista Lucemir se inscreveu no curso de cabeleireiro. “Eu gosto, já tenho o dom de mexer com cabelo, e vou fazer para ter uma profissão, acho que no ramo dá para ganhar um dinheirinho”, disse Lucemir Nunes, 39, entusiasmada. Ela já fez no espaço “há vários anos” corte e costura. “Gostei e estou voltando.”

CRIAÇÃO
O prefeito revelou uma identificação sentimental com o “Lado a Lado”, criado em 2002. “É um projeto que nasceu no outro governo meu [2001-04], a Analice teve a ideia, discutíamos muito em casa qual conceito teria, e na época era inédito não só para Taboão, mas para São Paulo. Quando deixei o governo e eles [gestão Evilásio Farias (PSB)] acabaram com o ‘Lado a Lado’, doeu muito, o sentimento foi como perder um filho”, declarou Fernando, que se disse emocionado.

Fernando chamou atenção ao procurar tornar o projeto permanente, mesmo sob gestão de outro partido. “Peço aos vereadores, que podem ficar no poder mais tempo [com reeleições ilimitadas], que seja mantido e ampliado mesmo em governos futuros”, disse. Ele justificou que mais bairros precisam e disse ter a meta de “retomar o ‘Lado a Lado’ onde existia, no Vila Sônia e no Jardim Scândia, e tendo recursos procurar outros locais, como o Jardim Leme, que necessita”.

Salão para aulas de cabeleireiro no ‘Lado a Lado’ Saporito, com ainda cursos de moda, informática e idiomas

Exaltada como “mãe” do “Lado a Lado”, à frente da então Secretaria de Bem-Estar Social, a deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) disse que o conhecimento “liberta” e que o projeto proporcionou renda e autoestima. Ela citou que uma senhora, após fazer curso de cabeleireiro, montou salão e passou a sustentar a família. “Foi através do ‘Lado a Lado’ que milhares de pessoas, principalmente as mulheres, puderam fazer curso e ter suas vidas transformadas”, discursou.

O “Lado a Lado” Saporito tem como secretaria-chefe a de Desenvolvimento Econômico, mas terá a atuação da Assistência Social e do Esporte – a diretora é Neuza Brandão. A cerimônia reuniu os vereadores André Egydio e Eduardo Lopes (PSDB), Joice Silva (PTB), Carlinhos do Leme (PP) e Eduardo Nóbrega (PR) e vários secretários, entre eles Arlete Silva (Assistência), Fábio Fernandes (Esporte), Rogério Balzano (Obras), Orlindo Domingos (Manutenção) e o vice Laércio Lopes (Cultura).

SERVIÇO
Projeto “Lado a Lado” Jardim Saporito
Rua Marechal Floriano Peixoto, 242, Jardim Saporito, Taboão da Serra – SP
Funcionamento: 8h às 17h – Tel.: 4139-1560

comentários

  • fiz ballet ai uns anos atraz e queria muito voltar , muito mesmo como faço me ajudem por favor . Obrigado

  • >