Papa abre consistório sobre família e para nomeação de novos cardeais

Especial para o VERBO ONLINE

Papa fala a cardeais; Francisco institui os 19 anunciados em celebração neste sábado, dia 22

Da Redação do VERBO ONLINE

O papa Francisco abriu na manhã desta quinta-feira, dia 20, no Vaticano, o consistório (reunião de cardeais) extraordinário que vai refletir sobre temas relacionados à família, com a presença de 185 cardeais, entre eles dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, e de futuros cardeais, caso de dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro.

No primeiro consistório que preside, Francisco nomeia neste sábado, dia 22, 19 novos cardeais, entre eles dom Orani. Os demais são dos seguintes países, além do Brasil: Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia. É a primeira lista de nomeados ao Colégio Cardinalício anunciada pelo papa argentino, que no dia 13 de março completa um ano de pontificado.

Papa fala a cardeais; Francisco institui os 19 anunciados em celebração neste sábado, dia 22
Papa fala a cardeais; Francisco institui os 19 anunciados em celebração neste sábado, dia 22

Na cerimônia, os novos cardeais receberão o título, o barrete (chapéu quadrangular) vermelho e o anel. Do total de 19, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar em eventual conclave que elegerá o sucessor do papa. O último consistório ocorreu em novembro de 2012. O hoje papa emérito Bento 16 promoveu seis prelados não europeus, para corrigir a tendência manifestada nove meses antes com a instituição de 12 cardeais europeus com menos de 80 anos de total de 18.

FAMÍLIA
Francisco abriu o consistório com uma saudação aos participantes “destes dias de encontro e trabalho sobre a família, que é a célula fundamental da sociedade humana”. “Desde o início, o Criador colocou a sua bênção sobre o homem e a mulher, para que fossem fecundos e se multiplicassem sobre a terra; e assim a família se torna presente, no mundo, como que o reflexo de Deus, uno e trino”, afirmou o pontífice de 77 anos – que expressa publicamente carinho pela família.

O papa disse também que “a nossa reflexão terá sempre presentes a beleza da família e do matrimônio, a grandeza desta realidade humana, tão simples e ao mesmo tempo tão rica, feita de alegrias e esperanças, de fadigas e sofrimentos, como o é toda a vida”. Ele explicou que serão aprofundadas “a teologia da família e a pastoral que devemos implementar nas condições atuais. “Façamos com profundidade e sem cairmos na casuística [deturpação de princípios]”, advertiu.

“Hoje, a família é desprezada, maltratada, pelo que nos é pedido para reconhecermos como é belo, verdadeiro e bom formar uma família, ser família hoje; reconhecermos como isso é indispensável para a vida do mundo, o futuro da humanidade”, disse. Ele pediu que os cardeais ajudem os esposos a viverem com alegria o “plano luminoso de Deus para a família”, “acompanhando-os no meio de tantas dificuldades com uma pastoral inteligente, corajosa e amorosa”.

Ao longo dos dois dias de consistório, está prevista a intervenção dos 19 bispos que serão instituídos cardeais. A reflexão sobre a família se inclui na preparação do próximo Sínodo dos Bispos, que ocorrerá em outubro. Em foto divulgada pela Rádio Vaticano, o cardeal-arcebispo dom Raymundo Damasceno – anfitrião na única visita do papa no Estado de São Paulo, ao Santuário Nacional de Aparecida, em julho do ano passado – aparece caminhando ao lado de Francisco.

comentários

  • Apesar de ter nascido em Salvador, hoje fae7o parte do clero do Rio, pore9m ahcopanmo com atene7e3o e orae7f5es as noticias da vida da Igreja da minha Aquidocese de origem.Saudades Para mim foi surpresa seguida de grande alegria a noticia que D. Murilo iria assumir a Igreja de salvador. D. Geraldo certamente deixou sua impresse3o, sua marca de pastor dedicado na vida e historia da Igreja desta Arquidiocese te3o expressiva. Como bom baiano, quero agradecer imensamente ao Senhor do Bonfim, o Senhor de tudo, pela maestria, ensinamentos e a sabedoria deste grande pastor. Tenho certeza que o povo jamais o esquecere1. Desde que o conheci em Roma, quando ele era secrete1rio de uma das congregae7f5es pontificias, me chamou atene7e3o sua humildade e sua disposie7e3o para servir a Igreja de modo incondicional. Como nos lembrava a serva Irme3 Dulce:D. Geraldo, Deus lhe pague por tudo.A D. Murilo, outro Pastor encantador, cheios de belas qualidades humanas e criste3s, sf3 posso desejar que Deus lhe dea muita sabedoria, a sabedoria do alto, para reger a pore7e3o do povo de Deus,(e ne3o esquee7amos: o povo e9 de Deus ), que se encontra nesta Arquidiocese de Se3o Salvador. Que os Espirito Santo o ilumine para derrubar todas as barreiras do preconceitos e discriminae7f5es contra as religif5es oriudas de nossa Me3e c1frica. Me veio a memoria agora uma palavra de Me3e Menininha do Gatois, dizia ela: Ne3o conhee7o as fore7as do mal, sf3 do bem, vivo com elas e emano a todos que me cercam. Que as fore7as do bem, que sf3 de Deus promana, ilumine o corae7e3o de D. Murilo dos seus padres e de todo povo do Senhor do Bonfim.Deus vos abene7oePe Luiz.

  • >