‘BAIXARIA’. Secretários de Aprígio partiram para ataque mesmo com Analice doente

Especial para o VERBO ONLINE

Subsecretário Claudemir 'Magrão' e secretário Depieri, que atacaram Analice por ausência na cassação de Arthur do Val, mas a deputada estava doente | Divulgação

ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

Após a divulgação de áudios com falas machistas sobre refugiadas ucranianas na guerra da Rússia, o deputado estadual Arthur do Val foi cassado no dia 17 de maio pela Assembleia Legislativa por todos os 73 parlamentares presentes à sessão. Analice Fernandes (PSDB) não votou por não ter comparecido, mas por estar doente, de licença médica. Mesmo assim, dois secretários do prefeito Aprígio (Podemos) atacaram Analice, em ato de “politicagem”.

O secretário Alexandre Depieri (Gestão de Pessoas) e o secretário-adjunto Claudemir Alves, o Magrão (Governo) publicaram na rede social, logo no dia seguinte, em 18 de maio, a mesma imagem com foto de Analice e texto que chamava a deputada de “relapsa” e falava que a adversária de Aprígio, “que se diz ‘defensora das mulheres’, não vota a favor da cassação do mandato de Arthur do Val”. Magrão ainda escreveu “elas darão o troco em outubro”.

Apoiadores de Analice advertiram Depieri e Magrão, nas próprias postagens dos dois, de que Analice estava doente na ocasião, de atestado, e protestaram contra o ataque “baixo” dos secretários do prefeito. Procurada pelo VERBO, Analice disse, por meio da assessoria, que começou a se sentir mal no fim de semana, na segunda-feira não estava bem e na terça pela manhã passou no médico, foi medicada e recebeu atestado para pedir a licença – tinha virose.

A solicitação constou no Diário Oficial – “Analice Fernandes, nos termos do artigo 84, inciso II [tratar da saúde], do Regimento Interno, no período de 17/05/2022 a 21/05/2022”, diz a publicação. Um morador chegou a cobrar explicação para Analice não ter votado na cassação de Arthur do Val. “Ela está de atestado, resposta que você pediu está no Diário Oficial”, disse um assessor. “‘Tá’ defendida com fundamentação e tudo”, satisfez-se o munícipe.

A este portal, Analice disse ainda que, apesar de não ter votado, já havia se declarado pela cassação do colega. De fato, ela, como líder da bancada, encabeçou a assinatura do manifesto “Mulheres do PSDB querem Arthur do Val cassado”, publicado bem no 8 de março, Dia Internacional da Mulher, dois meses antes. “Não há mais espaço em nossa sociedade para esse tipo de comportamento […], muito menos por parte de um parlamentar”, dizia o texto.

Questionado sobre ter feito a postagem de ataque a Analice, Depieri calou. No mês passado, também indagado, Magrão admitiu que fez a publicação apesar de saber que a deputada estava doente, e procurou se esquivar. “Na verdade, acho que compartilhei algo”, disse. Confrontado de que usou uma “arte” produzida, mas teve a iniciativa de publicar, ele falou “não lembro mais”. “Vou ver lá [no perfil] como está a postagem”, disse. Ele não comentou mais.

Comissionados de Aprígio atacam Analice por cobrar o prefeito a retomar obras que parou. A novidade é secretário “apelar”. Uma moradora criticou a “baixaria”. “Até a Leci Brandão, feminista roxa, não votou”, disse. O mesmo registro do “Diário Oficial” também traz pedido de Leci de licença médica. Instado, Magrão teria apagado a postagem. Já Depieri, que concorreu a vereador em 2020 com o mote “Ética acima de tudo”, não. Ironicamente, Val era do partido de Aprígio.

SECRETÁRIO DEPIERI E SUBSECRETÁRIO ‘MAGRÃO’, DE APRÍGIO, ATACAM ANALICE, QUE ESTAVA ENFERMA

‘DIÁRIO’ de 18/5/22 TRAZ LICENÇA MÉDICA DE ANALICE, ATACADA POR SECRETÁRIOS DE APRÍGIO, E DE LECI

DOIS MESES ANTES DA SESSÃO, ANALICE ENCABEÇA MANIFESTO PELA CASSAÇÃO DO COLEGA ARTHUR DO VAL

Imagens: Reprodução

comentários

>