Conisud reivindica integração por maior mobilidade e tarifa reduzida

Especial para o VERBO ONLINE

Ônibus intermunicipal sob gerência da EMTU, que ouvirá solicitações de melhorias para o sistema na região sudoeste

ALCEU LIMA
Do VERBO ONLINE, da Redação

Secretários e técnicos de mobilidade urbana das prefeituras e lideranças da região irão reivindicar alterações e melhorias no sistema para facilitar e baratear o transporte intermunicipal em audiência pública com a EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano), nesta terça-feira, às 18h30, na prefeitura de Itapecerica da Serra. O foco será a integração de linhas existentes para que os usuários transitem entre as cidades e para São Paulo com mais comodidade e tarifa reduzida.

Ônibus intermunicipal sob gerência da EMTU, que ouvirá demandas da região sudoeste em audiência hoje

Promovida pelo Conisud (consórcio dos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista), a audiência vai pleitear entre correções ou distorções do sistema que o usuário do Jardim Vista Alegre (Embu) possa pegar na rodovia Régis Bittencourt outro ônibus para ir a Pinheiros, que quem estiver na periferia de Embu possa descer no Valo Velho e pegar outro para o metrô Capão Redondo.

Outra situação é favorecer que o morador de Juquitiba possa descer no Jardim Pinheirinho (Embu) e seguir em outro ônibus para terminal em Cotia e depois para Osasco, interligação que não existe. Também possibilitar que usuários do Jardim Santo Eduardo possam ir à região de shopping e do INSS em Taboão sem ter de pagar duas tarifas, como é hoje. Eles passariam a pagar a metade da passagem na segunda viagem ou completar o valor conforme o trajeto a percorrer.

“No caso, não seriam criadas novas linhas, a integração facilitaria o deslocamento pelas cidades da região”, disse o superintendente do Conisud, Paulo Oliveira. “A ideia é apresentar um plano de mobilidade com foco na integração, não ainda com o metrô, mas intermunicipal e pontualmente dentro do própria cidade”, ressaltou. O consórcio cobrará ainda que a linha Caucaia-Cotia não seja considerada intermunicipal por cruzar Vargem Grande e passe de R$ 3,40 para R$ 2,60.

Outra reivindicação será um plano de infraestrutura para a região como implantação de corredores, construção de terminais para desembarque com integração física e tarifária e de abrigos, criação de novas linhas, supressão de outras, aprimorar os itinerários que trafegam pelas avenidas Francisco Morato e Eliseu de Almeida, além da interligação com linhas que acessam estações de metrô. O diretor operacional da EMTU, Evandro Losacco, participará da audiência.

comentários

>