‘PF’. Nóbrega se irrita ao ser indagado sobre almoçar com condenado por corrupção

Especial para o VERBO ONLINE

Descontraído, Nóbrega almoça no dia 17 com um dos coordenadores da pré-campanha, Celsinho, condenado pela fraude do IPTU em 2011 em Taboão | Divulgação

RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

O vereador e pré-candidato a prefeito de Taboão da Serra Eduardo Nóbrega (MDB) chamou a atenção de lideranças políticas ao se encontrar com Celso Vasconcelos, secretário afastado de Embu das Artes, na segunda-feira retrasada (17). O próprio Nóbrega divulgou o encontro em uma rede social. “Depois de alguns compromissos aqui na região do Piraju, hora de almoçar […] ao lado do Celsinho Vasconcelos, que pagou a conta kkk”, escreveu.

Nóbrega não se incomodou em fazer aparição pública com uma figura controversa na política da região. No caso mais ruidoso, Celsinho foi denunciado como um dos principais fraudadores da dívida ativa de impostos da prefeitura de Taboão, em 2011, na gestão Evilásio Farias (PSB), a ponto de ser listado em uma pirâmide da “hierarquia” da organização criminosa em relatório da Polícia Civil. Ele chegou a ficar preso por três meses.

Em decisão em julho do ano passado sobre o maior escândalo de corrupção da história de Taboão, que causou desfalque de R$ 10 milhões dos cofres municipais, o juiz Gabriel Campos Sormani condenou nove réus, entre eles Celsinho. Denunciado como agenciador de devedores do IPTU mediante vantagem de que teriam os impostos devidos cancelados, ele foi sentenciado a quatro anos e dois meses de prisão em semiaberto. Ele recorre.

Entre apenas os casos recentes em que é investigado ou processado, Celsinho é alvo de apuração, por ordem do Ministério Público, de ter tentado impedir a ação legal de fiscais da prefeitura de Embu em favorecimento de um empresário. Por causa da “carteirada”, ele está afastado da Secretaria de Serviços Urbanos desde janeiro. Em abril, Celsinho também se tornou réu por “injúria racial”, por chamar um porteiro da prefeitura de “preto safado”.

Conforme apurou o VERBO, Celsinho é um dos coordenadores da pré-candidatura de Nóbrega a prefeito. Indagado sobre aparecer com o condenado por corrupção, Nóbrega se irritou. “Eu estava almoçando e ele almoçou comigo, daí se tirar qualquer outra conclusão seria contrariar o bom jornalismo. Celsinho, até onde eu tenho conhecimento, será candidato a vereador no Embu e o irmão dele é candidato a vereador com o Daniel Bogalho”, disse.

comentários

>