RÔMULO FERREIRA
Reportagem do VERBO ONLINE, em Embu das Artes
A Câmara Municipal de Embu das Artes parou de publicar no site do Legislativo o resultado das votações após as sessões deixarem de ser presenciais e passarem a ser online, por videoconferência, devido à pandemia da covid-19. A gestão do presidente Hugo Prado (PSB) publicou os relatórios de como votaram os vereadores nas matérias até a sexta sessão ordinária, em 11 de março deste ano, e não atualizou mais o chamado “resumo das votações”.
A presidência deixou de publicar da sétima até a 22ª sessão, na quarta-feira passada (5) – os vereadores só trabalham na votação de projetos uma vez por semana. Um morador acusou a falta de transparência, em rede social. “Alguém saberia dizer por que não estão disponibilizadas no site da Câmara as votações das sessões de vídeoconferência que ocorreram durante esta pandemia?”, questionou Adriano Sousa de Jesus, na sexta (7).
O diretor-geral da Câmara respondeu ao questionamento, mas, curiosamente, em vez de providenciar a publicação, preferiu – como típico burocrata – dificultar o acesso à informação e mandou o morador assistir a cada sessão para poder descobrir o resultado de cada votação. “Boa tarde, meu amigo, estão disponíveis no site da Câmara Municipal sim! O senhor deve clicar na TV Câmara”, disse Felipe dos Santos, ao compartilhar o link.
O morador não ficou satisfeito e lembrou que o resultado do voto dos vereadores era sempre publicado. “O vídeo da sessão sim, porém esta página tem o resumo das votações, onde qualquer um pode verificar rapidamente como cada vereador votou, sem necessidade de ver o vídeo. A pergunta é: por que não estão postando estes resumos das votações como era feito antes da pandemia!?”, escreveu Jesus. O diretor-geral da Câmara, então, silenciou.
Nesta quarta-feira (12), o VERBO questionou o diretor sobre a não divulgação das votações. Resignado, Santos não sugeriu à reportagem o mesmo que ao morador. Porém, culpou a doença pela não publicação de simples informação que pode ser obtida em tempo real e “subida” para o site sem qualquer dificuldade técnica. “A Câmara Municipal de Embu das Artes vem se adaptando a nova realidade devido a pandemia do covid-19”, introduziu.
“Está trabalhando para manter todas as atividades em dia, mesmo tendo nossa rotina alterada com a redução da carga horária dos servidores, evitando aglomerações no prédio legislativo e outras medidas administrativas”, disse Santos, evasivo. Porém, depois, disse: “Garantimos que tão logo essas informações constarão no site institucional da Câmara”. Após a cobrança, à tarde, as votações foram publicadas, em relatório adaptado, sem a arte padrão.
> A coluna Panorama é publicada às segundas, quartas e sextas-feiras no VERBO