DESOCUPADO. ‘Junes’ tenta politizar covid e mente sobre manter boletim atualizado

Especial para o VERBO ONLINE

Jones diz que 'só haverá divulgação quando houver atualização', mas fica 5 dias sem atualizar mesmo com mais óbitos e casos; dias em que não informou | Verbo

ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes

Jones Donizette, secretário de Embu das Artes, tentou na quinta-feira (23) politizar a divulgação do quadro do novo coronavírus em Itapecerica da Serra, mas estava há três dias sem informar o boletim da covid-19 atualizado no município pelo qual devia trabalhar. Ele fica mais preocupado e ocupado em fazer campanha a prefeito na cidade vizinha com ataques ao governo local durante o expediente em Embu, como já revelou o VERBO no ano passado.

Ao alegar que dados sobre a doença em Itapecerica divulgados pela prefeitura, reproduzidos pela reportagem, estavam incorretos, Jones – identificado como “Junes” em GC (legenda na tela) da TV Globo – passou a atacar o VERBO em postagem sobre a notícia. Este portal informou: “O secretário do governo Ney Santos Junes Donizette esconde dados da covid-19 de Embu das Artes”. Ele voltou a atacar ao chamar este site de mentiroso e preguiçoso.

Este veículo reafirmou: “O secretário Junes que tem preguiça ao não divulgar diariamente o boletim de covid-19 de Embu das Artes. O último boletim que ele informou é o do dia 20, segunda-feira, e já estamos na quinta. Ele só lembra do município quando é para receber o polpudo salário pago pelos contribuintes, que ele ‘retribui’ com falta de boletim atualizado”. Ele alegou que “só haverá divulgação de dados quando houver atualização do mesmo”.

“Junes” mente. Por exemplo, depois de divulgar o boletim da covid-19 no dia 8, ele ficou quatro dias sem publicar e só voltou a informar no dia 13. No dia 8, Embu registrava 99 mortes e 1.439 casos. Acontece que no dia 9 já eram 1.484 casos. No dia 10, 1.507. No dia 11, 101 mortes – ultrapassou cem óbitos – e 1.551 casos. No dia 12, mais duas mortes, 103, e 1.562 infectados. Em nenhum desses dias “Junes” soltou informe, como em dezenas de outras datas.

Quando foi “meter o bedelho” nos dados de Itapecerica, “Junes” tinha soltado como mais recente boletim o do dia 20, no dia 21. Só após ser apontado de esconder a covid, ele postou “novo” informe, já velho, do dia 22, com quase 24h de atraso. “Junes” lançou “fake news” no site dele, a de que Itapecerica era a que mais tinha óbitos por covid na região. Ele passou a atacar este portal após reportagem mostrar que foi funcionário fantasma e no governo do PT.

LEIA+ Jones faz campanha a prefeito de Itapecerica no expediente de secretário de Embu

comentários

>