ALCEU LIMA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
O prefeito Ney Santos (Republicanos), que informou apenas uma vez o número de atendimentos e nenhuma o de internações em mais de três meses de funcionamento do hospital de campanha de covid-19 no parque Francisco Rizzo (centro), divulgou neste sábado (11) um vídeo de promoção pessoal com número de mortes de pacientes na unidade bem abaixo do real. O governo, sem transparência, não divulga boletim do coronavírus há três dias.
“Impossível não se emocionar assistindo a esse vídeo. Esta é a minha singela homenagem por tudo que vivemos nesses 110 dias. No local onde foi o centro de combate será levantado um memorial em homenagem às vítimas do [da] covid-19 em nossa cidade”, postou Ney em uma rede social. O vídeo, de mais de 4 minutos e meio, lista, no final, os números do atendimento e que “48 foram a óbito”. Mas o dado está mais do que o dobro subnotificado.
O presidente da Câmara Municipal, Hugo Prado (PSB), aliado de Ney, divulgou foto da placa, descerrada no ato de encerramento do centro da covid-19, nesta sexta-feira (10), com o nome de 106 pacientes que morreram na unidade, “até o dia 8 de julho”, indica ele. Curiosamente, o site da prefeitura traz um texto que diz que, desde a abertura da tenda hospitalar até a publicação da matéria, no mesmo dia 8, às 10h12, o número de óbitos era de 98.