Conseg Mte. Alegre faz reunião mensal de segurança nesta quarta na Câmara

Especial para o VERBO ONLINE

RÔMULO FERREIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra

A reunião mensal do Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) Monte Alegre, em Taboão da Serra, acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 19h30, na Câmara dos Vereadores, no Jardim Helena – desde quando passou a ser realizada na sede do Legislativo na cidade, não ocorre mais na última quinta do mês como antes. Moradores dos bairros das regiões central, do Intercap até o Parque Laguna e do Jardim Maria Rosa até o Jardim Helena são chamados a participar.

O encontro tem como objetivo discutir a segurança pública na região de abrangência. Nas reuniões, os moradores relatam e questionam os comandantes da Polícia Militar e da Guarda Civil e o delegado da Polícia Civil sobre diversas situações de criminalidade, como a onda de assaltos, outros roubos, furtos, consumo de entorpecentes, muitas vezes próximo a escolas e em plena luz do dia, além de avaliar o atendimento dos membros das forças de segurança.

Presidente do Conseg, autoridades policiais, vereador e vice-prefeito ouvem moradora em reunião em março

A última reunião do Conseg, no dia 25 de março, aconteceu após a divulgação mensal das estatísticas criminais, que não registraram queda significativa, apenas oscilações em relação a alguns delitos no município. Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os roubos registrados em Taboão em fevereiro foram 211, contra 215 no mesmo mês do ano passado. Os roubos de veículos passaram de 48 para 46 e os furtos, e os furtos de autos aumentou de 41 para 42.

Apesar da criminalidade ainda alta na cidade, os participantes elegeram a iluminação pública como tema central. Os vereadores Cido (DEM), presidente da Câmara, Ronaldo Onishi (SDD) e André da Sorriso (PSDB) e o vice-prefeito Laércio Lopes (PTB) foram os principais a falar e focaram no mesmo assunto. Onishi criticou a Eletropaulo pelas constantes oscilações de energia e falta de poda nas árvores e frisou que a Câmara “vem sofrendo com o desserviço” da empresa.

“Infelizmente, o município está completamente omisso em relação à segurança”, disse uma moradora do Jardim Monte Alegre, que se atentou, porém, à falta de iluminação numa viela próxima à Escola Adventista, no bairro. Segundo ela, o local era usado pelo Ciretran para a realização da inspeção veicular, mas após a desativação virou lugar abandonado e sem nenhuma iluminação à noite, onde pessoas se reúnem para consumir drogas e praticar sexo ao ar livre.

Laércio prometeu levar as reivindicações dos moradores ao prefeito Fernando Fernandes (PSDB), todas relacionadas à iluminação deficiente ou inexistente nas vias públicas do município. As autoridades policiais presentes mal falaram. O delegado-titular do 1º Distrito de Polícia (centro), Gilson Leite, não se pronunciou em nenhum momento, como também o tenente PM Campanha, da 4ª Companhia (centro). Já o comandante da GCM, Leonel Vieira, falou poucas palavras.

Onishi falou da necessidade de maior divulgação da reunião do conselho. Para o presidente do Conseg Monte Alegre, José Junior a pouca participação da reunião se deve à mudança da data, já que as reuniões agora acontecerão sempre na última quarta-feira de cada mês e não mais na última quinta, e serão realizadas na Câmara. Não centralizar em um local para conseguir maior participação, porém, era a aposta do ex-presidente Ari Maia, que também estava presente.

Após reunião que contou com apenas seis moradores, mas que ficaram nas galerias e distantes das autoridades policiais, a expectativa é que o encontro nesta quarta tenha maior participação para discutir o combate à criminalidade além da iluminação pública. No mês de março, em relação ao mesmo mês de 2014, o roubo de veículos caiu de 89 para 47, o furto de autos diminuiu um pouco, de 74 para 67, mas o roubo em geral oscilou para cima, de 207 para 208.

 

comentários

>