Prefeitura de Itapecerica firma parceria para regionalização da saúde com ‘central de regulação’

Promessa é diminuir desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância entre os pacientes e os tratamentos

Especial para o VERBO ONLINE

Nakano e a secretária Patrícia durante o lançamento do 'Programa de Regionalização da Saúde', na 5-feira (13); medida prevê criação da 'Central Regional de Regulação' | PMIS

A Prefeitura de Itapecerica da Serra, por meio da Autarquia de Saúde, firmou na quinta-feira (13) uma parceria com o Governo de São Paulo para elevar o acesso aos tratamentos. O governo Francisco Nakano (PL) diz que o “Programa de Regionalização da Saúde” possibilitará a “diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços e reduzir as filas e a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento”.

O programa prevê a unificação dos serviços de saúde por meio da chamada Central Regional de Regulação, que deverá ser gerenciada de forma compartilhada entre o Estado e os municípios das respectivas Redes Regionais de Atenção à Saúde (RRAS). O Estado de São Paulo possui 17 Departamentos Regionais de Saúde (DRS), que passam a exercer um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços.

Nakano e a secretária Patrícia Nicastro (Saúde) participaram do lançamento do programa, feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e pelo secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, no Palácio dos Bandeirantes. A iniciativa tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) – com a qual foi assinada “Carta de Cooperação Mútua” para qualificação da gestão do SUS no Estado.

A parceria visa “dinamizar redes ou canais permanentes” para gerar cooperação. “O objetivo é criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação que se adequem às necessidades de nossa região. A proposta é somar recursos e esforços em prol da saúde da população”, disse Nakano. “Precisamos tornar realidade o princípio da descentralização do sistema de saúde para proporcionar o acesso a serviços em momento oportuno e com qualidade”, ressaltou Patrícia.

comentários

>