ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Embu das Artes
Apesar do bloqueio da rodovia Régis Bittencourt devido à paralisação dos caminhoneiros contra o aumento do diesel, a rede municipal de ensino de Embu das Artes irá funcionar normalmente nesta sexta-feira (25). O Siproeem (sindicato dos professores) solicitou a suspensão das aulas, mas a Secretaria de Educação decidiu manter as escolas abertas para receber os alunos. Já a prefeitura de Itapecerica da Serra decidiu suspender as aulas amanhã por causa do protesto.
Em ofício com data desta quinta-feira (24) dirigido ao secretário Pedro Ângelo (Educação), o presidente do Siproem (sediado em Barueri), Adenir Segura, solicitou a suspensão das aulas amanhã “em virtude da greve de caminhoneiros trazer como possíveis consequências o desabastecimento de alguns serviços que dependem do combustível tais como: transporte escolar, fornecimento de merenda e gás, locomoção de professores e funcionários das escolas”, observou.
Pedro Ângelo conversou com o VERBO e disse que as escolas terão aula. “Monitoramos durante todo o dia as unidades escolares, analisamos também a questão da mobilidade. Decidimos manter as aulas, entendendo que há a necessidade do trabalhador e dos estudantes. Toda a equipe da secretaria estará monitorando cada escola. Trataremos dos casos dos servidores que não conseguirem chegar, de maneira que não haja prejuízo ao servidor e ao estudante”, afirmou.
O bloqueio da BR-116 afetou parte das escolas. “Tivemos algumas unidades que sofreram mais impacto sim, tais como da região do Pinheirinho e a escola Iodoque Rosa [região central], que tem boa parte dos alunos usuários do transporte escolar. No entanto, com a mobilização da equipe conseguimos atender todos os estudantes cujos pais encaminharam à escola. É importante garantir a escola atendendo para que o trabalhador não seja ainda mais penalizado”, disse.
Em Itapecerica, a prefeitura emitiu comunicado, pouco depois das 17h, suspendendo as aulas. “A Secretária Municipal de Educação, no uso de suas atribuições, suspende o dia letivo do dia 25/05/2018, em virtude das paralisações, manifestações e falta de combustível (impacto na prestação do serviço de transporte escolar) amplamente noticiadas pela mídia, visando garantir a integridade e a segurança do corpo discente, docente e administrativo”, diz o informe.
> Compartilhe pela fanpage do VERBO ONLINE