ADILSON OLIVEIRA
Especial para o VERBO ONLINE, em Taboão da Serra
Apesar de Edílson Capetinha desperdiçar cobrança de pênalti, o Clube Atlético Taboão da Serra venceu o Amparo por 2 a 1, de virada, na tarde de sábado (23) em jogo que, disputado em casa, no estádio municipal José Feres, marcou a estreia do veterano atacante de 45 anos no Cats. Com o resultado, após a segunda rodada do Campeonato Paulista da quarta divisão, o time é o terceiro do grupo 3, com os mesmos 4 pontos do Diadema, mas atrás por critério disciplinar.
O Cats se lançava ao ataque quando o centroavante Tuta deixou o campo contundido, logo aos 7 minutos. Sem camisa 9 dentro da área, o time ficou sem jogada aérea e passou a carregar a bola até próximo ao gol para finalizar. Teve uma boa chance em ajeitada de Edílson para chute de Lucas, mas o lateral-direito foi travado sem falta na interpretação do árbitro. Apesar da frágil zaga de Amparo, a equipe concentrou o jogo pelo meio e parou de ameaçar a meta adversária.
Ao ver o Capetinha – que com a 10 jogava como meia – gesticular para o time, a torcida ficou impaciente. “Edílson, você é maestro agora, c…!”, gritou um torcedor. “Ele parece eu indo para feira, numa coragem”, falou outro, ao olhar o atleta andar em campo. Em seguida, porém, ele partiu para cima do zagueiro e foi derrubado na área. Bateu quase no meio do gol e Michel defendeu. “O goleiro vai chegar em Amparo consagrado, pegou pênalti do Edílson”, reclamou torcedor.
Edílson iniciou nova jogada pelo meio, tabelou e recebeu diante da área, mas chutou à direita do gol. O castigo não demorou. Amparo, que não levava perigo em contra-ataques, construiu jogada e abriu o placar aos 40 minutos com Vinícius, que recebeu cruzamento da direita e só na área pulou e tocou no canto esquerdo do goleiro Luís Carlos: 1 a 0. As comparações começaram. “O Viola jogou muito mais [na estreia no Cats], marcou e fez gol”, falou outro torcedor.
Na volta do intervalo, Amparo teve chance de ampliar em falta, mas o goleiro de Taboão fez grande defesa. O Cats passou, porém, a pressionar ao agredir pelo lado esquerdo, em triangulação entre o lateral Deivid, o atacante Rafael (substituto de Tuta) e Caio, ponta-direita que “flutuou” pelo canto oposto. Não deu outra. Rafael se livrou de zagueiro, entrou na área e cruzou rasante. O veloz Caio chegou na segunda trave e empurrou para o gol: 1 a 1, aos 37 minutos.
Com o gol marcado perto do fim, apesar de o Cats dominar o segundo tempo, o jogo caminhava para o empate, até que o zagueiro Dudu acertou, da intermediária, um chute forte no ângulo direito do goleiro de Amparo e fez 2 a 1, aos 43 minutos, para alívio dos torcedores e do próprio elenco, que foi poupado de cobranças ao buscar o resultado na superação. Com o placar positivo, Edílson – que só atuará nos jogos do Cats em casa – foi substituído aos 45 minutos.
“Perdemos um pênalti logo no começo da partida, aí dificultou, mas a equipe lutou até o final, no segundo tempo teve determinação, correu atrás do resultado, e saímos com a vitória, graças a Deus. Agora, é pé no chão, é começo de campeonato ainda, tem muita coisa para acontecer”, disse o lateral Deivid ao VERBO. Pela terceira rodada do Paulista da série B, o Cats vai à cidade de Leme (região de Piracicaba) no próximo sábado (30) para enfrentar o Lemense, às 15h.
O ex-jogador Neto deu o pontapé inicial do jogo. No intervalo, a musa das embaixadinhas Raquel animou a torcida. A estreia de Edílson teve só 436 pagantes – renda de R$ 6.230. “O público poderia ter sido maior, para ver um grande craque em campo”, lamentou o presidente Anderson Nóbrega. A torcida Super Raça exibiu a faixa “F.P.F. [Federação Paulista de Futebol] Lixo”. “O policiamento foi informado e prontamente removeu a faixa”, anotou o árbitro na súmula.
FICHA TÉCNICA
Cats-Taboão da Serra – 1. Luís Carlos / 2. Lucas Barreto (14. Matheus) / 3. Dudu / 4. Willian / 5. Vinicius / 6. Deivid / 7. Caio / 8. Lucas / 9. Tuta (13. Rafael) / 10. Edílson Capetinha (15. Leonardo) / 11. Paulo Ricardo
Amparo – 1. Michel / 2. Jorge / 3. Walter / 4. Durval / 5. Douglas / 6. André (15. Gabriel) / 7. Vinicius / 8. Matheus (16. Wellington) / 9. Isaías / 10. Lucas (14. Axel) / 11. Leonardo
Gols – 7. Vinicius (Amparo) – 40 minutos do 1º Tempo / 7. Caio (Cats-Taboão) – 37 minutos do 2º Tempo / 3. Dudu (Cats-Taboão) – 43 minutos do 2º Tempo